KRKA

Associação Psiquiátrica Alentejana vai reunir especialistas em Castelo de Vide

De 26 a 28 de maio realiza-se, em Castelo de Vide, o 5.º Congresso da Associação Psiquiátrica Alentejana. Trata-se de um evento que conta com a "relevante participação de profissionais de referência que pugnam pela melhoria das actividades em Psiquiatria e Saúde Mental de toda a região transtagana", afirma Luiz Gamito, presidente da Comissão Organizadora.

Sublinha ainda o especialista a participação no Congresso "de muitos jovens que já se habituaram a uma presença efetiva e afetiva nas realizações da APA".

No primeiro dia do evento, estarão em discussão temas como a "Síndrome metabólico e perturbação afectiva" e "Como é que os micro-organismos intestinais podem influenciar o humor?" e “Como diferenciar/abordar ansiedade/depressão na consulta de MGF. Quando enviar para Consulta de Psiquiatria”.


Além de António Albuquerque, presidente da APA e de outros oradores convidados, participam na sessão José Marques Robalo, presidente do Conselho Directivo da ARS do Alentejo, e Dorinda Calha, presidente do Conselho de Administração da ULSNA - Hospital Dr. José Maria Grande.



Serão também lançados os livros "Poemas da Saúde e da Doença, de Fernando Pessoa aos nossos dias", obra organizada por José Fanha e Pedro Quintas, e "Sexo a quanto obrigas", de Vasco Prazeres.

No âmbito do evento será abordado, na Biblioteca Municipal de Castelo de Vide, o tema "Depressão e suicídio outra vez no Alentejo: treino e formação com escala nos cuidados de saúde primários e em escolas", palestra que será proferida por Ricardo Gusmão.

Antes da sessão de encerramento realiza-se a mesa redonda intitulada: "A evolução das Intervenções em Psiquiatria e Saúde Mental". A sessão, presidida por António Leuschner, presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, conta com a participação, na qualidade de comentadora, de Maria Luísa Figueira, anterior presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.

O Congresso é realizado em colaboração com a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Saúde Mental, que estará representado na reunião pelo seu diretor, Álvaro de Carvalho.

Para mais informações:
Secretariado - Susana Ribeiro
email: susanaribeiro@chpl.min-saude.pt 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda