Associação Portugal AVC lança 2.ª edição do Prémio de Jornalismo «O AVC (Acidente Vascular Cerebral)»

“É com grande entusiasmo que lançamos uma nova edição do Prémio de Jornalismo", afirma António Conceição, Presidente da associação Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos. ,


De acordo com o responsável, esta é uma importante iniciativa, já que "é uma forma de promover e destacar os bons trabalhos nacionais que se fazem sobre temáticas de saúde tão relevantes, como é o caso do Acidente Vascular Cerebral".

Na primeira edição, ocorrida em abril de 2022, "tivemos dois trabalhos vencedores de televisão e imprensa com muita qualidade", António Conceição, desejando que, este ano, "existam igualmente trabalhos relevantes nas diversas categorias elegíveis ao prémio".



Três categorias: televisão, rádio e imprensa

Destinado a todos as peças jornalísticas realizadas sobre este tema entre 29 de outubro de 2022 e 30 de novembro de 2023, o prémio, que conta com o apoio da farmacêutica Bayer, visa destacar os trabalhos realizados a nível nacional, "em especial os que abordem a continuidade da vida de pessoas que sofreram um AVC".

Existem três categorias de trabalhos jornalísticos elegíveis à participação no prémio: televisão, rádio e imprensa (papel e/ ou digital) com um valor de 1.250€ atribuído a cada uma delas. Existirá ainda a possibilidade de ser atribuído um prémio adicional no valor de 750€ ao trabalho mais bem avaliado pelo júri, de acordo com os critérios definidos para avaliação, qualquer que seja o meio de difusão.

Segundo o Regulamento, para os critérios de avaliação serão tidos em conta a coerência com os objetivos do prémio (40%), objetividade da peça (20%), qualidade (20%) e relevância do meio de difusão (20%).

São vários os elementos valorizados pelos membros do júri nas peças jornalísticas:
- a abordagem à reabilitação do doente com AVC (qualidade e celeridade)
- a reintegração, em especial na vida social e profissional
- o recomeço de uma “nova” vida após um AVC
- as dificuldades encontradas no ambiente familiar e/ ou social, profissional e a qualidade de vida dos sobreviventes

Candidaturas abertas até 15 de dezembro

O júri é composto por António Conceição, Isabel Nery – sobrevivente de AVC, jornalista em representação do Sindicato dos Jornalistas, Jorge Jacinto – especialista em Medicina Física de Reabilitação e diretor de Serviço no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, e Diana Wong Ramos – sobrevivente de AVC, ex-jornalista e editora.

As candidaturas devem ser entregues à Portugal AVC  em formato digital até ao dia 15 de dezembro de 2023, através do email: info@portugalavc.pt. Os vencedores serão anunciados até janeiro de 2024.


Para saber mais sobre a Portugal AVC, consulte https://www.portugalavc.pt/  e sobre o Regulamento do Prémio aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda