Cepheid Talks

Jornadas da Foz online vão abordar «áreas pouco exploradas» em Medicina Familiar

Um grupo de internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) da Figueira da Foz e Montemor-O-Velho são responsáveis pela organização das “Jornadas da Foz”, uma reunião que vai contar com intervenções de médicos dos Hospitais de Braga e da Figueira da Foz, bem como do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. 

Face à atual situação de pandemia, o evento, de inscrição gratuita, vai decorrer online nos dias 16 e 17 de setembro, sendo que "reflete a vontade da comissão organizadora de assegurar que a formação na área da MGF não seja prejudicada pelo panorama atual do país, servindo os interesses formativos dos participantes".


Gil Paz

“É uma iniciativa importante em termos formativos, mas também para promover a partilha de conhecimento entre cuidados primários e secundários”, afirma Gil Paz, representante da comissão organizadora.

Esta é assim a segunda edição das “Jornadas da Foz”, mas a primeira online. “A outra hipótese seria cancelar o evento, mas face à importância destas iniciativas, optámos pela sua
realização online, contando para isso com o apoio da plataforma Uphill”, indica à Just News o médico interno na USF São Julião.

O mesmo pensa Miguel Ribeiro, também da comissão organizadora, que realça ainda o facto de “estes encontros formativos permitirem a aquisição e a atualização de conhecimentos, além de serem uma forma de os colegas dos cuidados secundários terem uma maior perceção da realidade da MGF”.


Miguel Ribeiro

Questionado sobre os principais desafios na organização de um evento online, o médico interno na USF Buarcos, destaca a escolha da plataforma. “Foi necessário testar mais que uma para percebermos qual a que teria estabilidade e que iria assegurar uma boa comunicação entre oradores, moderadores e participantes.”



Além das sessões, na reunião haverá lugar à partilha e exposição de pósteres. As temáticas são “Olho Vermelho”, “Hematúria”, “Hipotiroidismo” e “Patologia ortopédica na criança”.

De acordo com Miguel Ribeiro, “o objetivo é falar sobre áreas pouco exploradas na nossa formação e noutras reuniões, apesar de serem situações clínicas habituais no nosso dia-a-dia".


Frente: Miguel Ribeiro e Mafalda Diogo (USF Buarcos), Mariana Ribeiro (USF Nautilus) e Gil Paz (USF São Julião),
Atrás: Francisca Santos, Joana Fernandes Duarte e Tiago Silva (USF Buarcos) Dinis Oliveira (UCSP Montemor o Velho) e Carolina Teixeira (USF Buarcos)

A Comissão Organizadora conta ainda com três outros elementos: Elvio Teles (USF São Julião), Andreia Coutinho (USF São Julião) e Cláudia Val (USF São Julião).


A inscrição pode ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda