KRKA

Apresentação das conclusões do Think Tank «Inovar na Saúde»

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e a Assembleia da República promovem, no dia 28 de outubro, uma sessão de apresentação e debate das principais conclusões do Think Tank "Pensar a Saúde - Promover e disponibilizar a inovação aos cidadãos", um grupo de reflexão multidisciplinar, formado para apontar caminhos que permitam o acesso à inovação em saúde, assegurando a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A introdução da inovação em sistemas complexos, como o SNS, é muitas vezes um desafio. Ana Escoval, professora da Escola Nacional de Saúde Pública e coordenadora do Think Tank, considera que “a situação financeira de Portugal condiciona o volume de recursos a afetar à inovação terapêutica e às despesas na saúde. Sabemos que ´verdadeiras` inovações produzem potencialmente melhor saúde, otimização de processos e melhorias de eficiência e satisfação dos doentes e profissionais." Salienta Ana Escoval que é, por isso, "naturalmente previsível a dimensão dos impactos desta redução de recursos na inovação, a médio e longo prazo, nomeadamente nos indicadores de saúde e na qualidade de vida dos cidadãos”.   

Para além de Ana Escoval, a sessão conta com a participação de Luís Costa, professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, diretor do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e investigador principal no Instituto de Medicina Molecular. A sua intervenção estará centrada na importância da inovação no tratamento do cancro.

Esta iniciativa conta também com o testemunho de dois doentes oncológicos, cujo prognóstico mudou graças às terapêuticas inovadoras e com a participação de deputados dos vários partidos com assento parlamentar - PSD, PS, CDS-PP, PCP, Bloco de Esquerda, PEV, que apresentarão a perspetiva dos seus partidos.

A sessão decorre a partir das 14h30, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República.

O programa pode ser consultado AQUI.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda