KRKA

«Amigas do Peito» com melhores condições no CHLN para apoiar mulheres com cancro da mama

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), através de Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração, e a associação “Amigas do Peito”, representada pela sua presidente, Emília Vieira, assinaram um protocolo de colaboração e cedência de instalações.



Em declarações à Just News, Emília Vieira revela que, até há dois anos, a associação funcionou em instalações provisórias, situadas num dos últimos pisos do Hospital de Santa Maria (HSM), altura em que deixaram de poder usufruir das mesmas.

“Estamos muitos satisfeitos com este protocolo, porque assim podemos dar o nosso melhor”, frisou a cirurgiã do Hospital de Santa Maria (HSM), adiantando que a associação ajuda as doentes desde o diagnóstico ou a suspeita de um diagnóstico.

“A primeira reação que a mulher tem é que ou vai morrer ou a situação é extremamente grave e, portanto, nós temos de ajudar no sentido de dizer que, embora o cancro de mama seja o tumor mais frequente na mulher, é neste momento curável, se for atempadamente descoberto.”

Além disso, a associação presta apoio através da partilha de experiências, psicoterapia, apoios jurídicos e terapêuticas complementares.



Carlos Martins afirmou que o Conselho de Administração ficou muito satisfeito por conseguir dar este contributo não só à associação, mas a todos os que neste momento são associados e precisam do apoio desta organização.

Aquele responsável sublinhou, ainda, que este protocolo é “mais um compromisso cumprido e mais um passo na política de responsabilidade social” do CHLN, encetada em 2013 e fortemente incrementada em 2014. 

As novas instalações são amplas e localizam-se no perímetro exterior do HSM, sendo que a sua inauguração está prevista para outubro, o mês da mama.

A associação “Amigas do Peito” é uma entidade de caráter humanitário constituída a 11 de abril de 2008, no HSM, por escritura pública. Os seus sócios fundadores eram, na altura, profissionais afetos ao HSM, entre os quais Emília Vieira.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda