Cepheid Talks

Almada e Seixal: abordar a Medicina Geral e Familiar «do conceito à prática»

Dias 17 e 18 de abril realiza-se, no Campus Universitário Egas Moniz, a 4.ª edição das Jornadas do GIMGAS (Grupo de Internos de Medicina Geral e Familiar de Almada Seixal), um grupo constituído por jovens médicos em formação na especialidade de Medicina Geral e Familiar no Agrupamento de Centros de Saúde de Almada e Seixal.

"A criação de um espaço de partilha de conhecimentos e oportunidades de atualização nos mais diversos temas, todos eles relevantes para a prática do médico de família, tem sido uma prioridade", refere a Comissão Organizadora e, nesse sentido, o lema do evento volta a ser: "Do conceito à prática".

É ainda sublinhado que, à semelhança do ano passado, "reunimos especialistas de diversas áreas num conjunto de sessões e workshops de grande interesse clínico, com vista à melhor prestação de cuidados".

A reunião tem início com dois workshops, no período da manhã, que abordarão temas não muito habituais, a "Prescrição de exercício físico" e "Urgências e emergências no centro de saúde". "Vertigem e manobras de reposição de otólitos" e "Nutrição no diabético e hipertenso" são os tópicos dos outros workshops.

O evento conta com as intervenções de profissionias das unidades de saúde familiar (USF) Monte Caparica, Servir Saúde, Pinhal de Frades, Amora Saudável, Fernão Ferro Mais e da unidade de cuidados de saúde personalizados (UCSP) Montijo.

Participam também nas 4.as Jornadas do GIMGAS especialistas de Neurologia, Reumatologia, Pediatria, Psiquiatria e Cardiologia, essencialmente do Hospital Garcia de Orta, mas igualmente do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental. "Psicofármacos no doente com comorbilidades" e "Abordagem da disfunção sexual no homem e na mulher" são dois dos temas a desenvolver.




Tendo surgido em 2008, por iniciativa "de um pequeno grupo de internos", o GIMGAS tem como principal propósito contribuir para "ultrapassar os constrangimentos do isolamento no exercício da prática clínica e pela necessidade de partilha interpares".

No decorrer de várias "mudanças estruturais e organizativas positivas, resultado do empenho e motivação de quem o constitui", o projeto é atualmente descrito pelos próprios como um "local privilegiado para partilha e aferição de conhecimentos, troca de experiências, discussão de dificuldades e construção de soluções conjuntas".


Contacto: jornadasgimgas@gmail.com 
Para mais informações: http://www.gimgas.com/ 



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda