A visão holística do médico de família «é fundamental na perimenopausa e menopausa»

"A Saúde da Mulher é uma das áreas mais importantes dentro do papel de promoção da saúde e prevenção da doença que o médico de família tem", afirma Armando Felgueiras, coordenador-geral das 11.as Jornadas do GIMGAS - Grupo de Internos de Medicina Geral e Familiar de Almada e Seixal.

Em declarações à Just News, o médico interno na USF Cuidar Saúde, refere que, "particularmente na perimenopausa e menopausa, é fundamental que o médico de família se sinta capacitado e coloque as utentes à vontade para abordar esta etapa da sua vida, tornando-se um aliado terapêutico na gestão da sintomatologia".

Compreende-se assim o motivo porque a Comissão Organizadora das Jornadas do GIMGAS, que se realizam em setembro, decidiu dedicar uma das duas mesas redondas do programa ao tema "Menopausa - Uma Visão Multidisciplinar", pois trata-se de "um período muito complexo da vida da mulher e uma temática muito prevalente na nossa prática clínica".



Armando Felgueiras salienta que, "enquanto médicos internos de Medicina Geral e Familiar, naturalmente reconhecemos o papel fundamental do médico de família na visão holística com que a saúde do doente/utente deve ser abordada". E o que tal significa? "Temos a tarefa de reunir todos os dados referentes ao seguimento da pessoa nas várias especialidades médicas, garantindo que é o caminho certo para melhorar a sua saúde."

Quanto aos oradores convidados para este debate, e "por nem sempre ser fácil a sua abordagem em consulta, pensámos em construir esta mesa redonda com a visão das áreas da Ginecologia (Dra. Patrícia Nazaré, HGO), da Endocrinologia (Dr. Daniel Duarte, HGO) e de MGF (Dra. Vanda Estríbio, USF Charneca do Sol)", adianta Armando Felgueiras.

Armando Felgueiras

A "tradição" da inscrição ser gratuita

Agendado para dias 23 e 24 de setembro, o evento, que celebra "onze anos de muita dedicação e empenho para promover a formação e discussão de temáticas relevantes para a prática clínica", realiza-se no Egas Moniz School of Health & Science e, "como vem sendo ´tradição` desde o início do GIMGAS, a inscrição é gratuita".


De acordo com o coordenador-geral da reunião, "tem vindo a crescer de ano para ano, fruto do interesse dos colegas em fazer parte deste projeto e dar o seu contributo para a formação de qualidade dos médicos internos de Medicina Geral e Familiar, e não só, da região de Almada/Seixal e de todo o país".

E acrescenta: "É sinal também de que o evento está a crescer e é necessária uma equipa maior para manter o padrão de qualidade elevado."

Armando Felgueiras faz questão de lembrar que, "à semelhança das anteriores edições", a reunião está também aberta a "médicos de qualquer especialidade (inclusive médicos internos de formação geral) e a enfermeiros, com o objetivo da partilha de conhecimento valioso entre todos, com os seus diferentes níveis de experiência".

"O contacto em pessoa traz enormes vantagens" 

O médico interno destaca ainda o facto do evento decorrer de forma presencial" Após a edição de 2020, em plena pandemia, que obrigou a que o evento fosse em formato online, fomos caminhando no sentido de passar de um evento híbrido (presencial + online) para, desde o ano passado, voltarmos definitivamente ao formato totalmente presencial."

Na sua opinião, "o contacto em pessoa traz enormes vantagens na troca de conhecimento entre palestrantes e participantes, e permite também convidar os colegas a visitar e conhecer a região da Margem Sul do Tejo".

O programa pode ser consultado aqui.

A Avaliação Geriátrica Global é o tema da segunda mesa redonda das 11.as Jornadas do GIMGAS. Serão abordados ainda outros temas como a Mutilação Genital Feminina em Lisboa e Vale do Tejo e a Aplicação da Inteligência Artificial na Prática Clínica.

A inscrição pode ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda