KRKA

A parentalidade após a Neonatologia: «mitigar os efeitos do trauma vivido pelas famílias»

É já na próxima segunda-feira, 17 de janeiro, que a equipa de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vai organizar uma Reunião Científica intitulada “Stress Pós-traumático: a Parentalidade após a Neonatologia”. Dirigida a profissionais, a iniciativa é gratuita e decorrerá em formato de webinar.

O que motivou a equipa de enfermeiros do HFF a promover este evento é explicado de forma clara por Sónia Semião, enfermeira-chefe especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria:

“A admissão num Serviço de Neonatologia apresenta-se como um potencial evento traumático para os recém-nascidos e suas famílias, pela desorganização da dinâmica familiar que acarreta e pelo impacto significativo na construção do papel parental”.

Desta forma, com este webinar pretende-se "sensibilizar os profissionais de saúde que prestam cuidados em Serviços de Neonatologia para as estratégias de intervenção capazes de atenuar e/ou mitigar os efeitos do trauma vivido pelas famílias”.

A reunião científica conta com a participação da psicóloga Joana Baptista (ISCTE-IUL) e da enfermeira Mary Couhglin (Caring Essentials Collaborative). A moderação está a cargo da enfermeira Inês Henriques, do Serviço de Neonatologia do HFF.


Comissão Organizadora: Inês Henriques, Hugo Martins, Ana Lúcia Brantes, Sónia Semião, Telma Maravilha, Joana Imaginário

Pensar em Neonatologia

Esta iniciativa, com início marcado para as 17h00, realiza-se no âmbito do ciclo de Reuniões Científicas subordinadas ao tema "Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”.

Sob a coordenação de Sónia Semião, o projeto tem como objetivo "promover a partilha de experiências e a divulgação da evidência científica mais relevante na área da Neonatologia".

Para mais informações: rc-neonatologia@hff.min-saude.pt 

A inscrição é gratuita, mas está sujeita a inscrição.  

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda