KRKA

A Enfermagem em situações limite: «É fundamental partilhar os conflitos éticos»

“Quando confrontados com um problema ético e deontológico, os enfermeiros devem partilhá-lo junto da equipa.” Quem o defendeu foi Teresa Simões, enfermeira diretora do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, que falou com a Just News à margem do 13.º Simpósio de Enfermagem do hospital, que se realizou esta quarta-feira.

Tendo como temática central “A Enfermagem nas situações limite: Muitas questões… Que respostas?”, o evento reuniu cerca de 90 enfermeiros para debaterem os desafios e os dilemas que enfrentam no dia-a-dia.



“A Medicina está a evoluir cada vez mais, os doentes apresentam uma maior complexidade devido a doença crónica e a várias comorbilidades, o que contribui para o incremento de situações limite”, disse à Just News Teresa Simões.

Face à mudança de paradigma, os enfermeiros são confrontados diariamente com a necessidade estar atentos às novidades. “Cada pessoa é única e, na nossa intervenção, temos de ter em atenção a condição clínica do indivíduo mas também o seu contexto social, a fim se se conseguir prestar cuidados de saúde personalizados. Isto exige atualização e formação.”


Teresa Simões

Face à atual realidade, a enfermeira diretora enfatizou a necessidade de se partilhar as questões que podem suscitar mais dúvidas. “As questões éticas e deontológicas tendem a surgir, inevitavelmente, mais nas situações limite. A tomada de decisão acontece em equipa multidisciplinar, mas pode ser que a solução final suscite alguns constrangimentos. Quando isso acontece, é fundamental partilhar os conflitos éticos e deontológicos individuais.”

A responsável mencionou mesmo que “no HBA queremos que os enfermeiros – assim como os restantes profissionais – se sintam à vontade para falar desses dilemas”.



"É fundamental sentir prazer em ajudar os outros"

Outro tema que se destacou no evento, e que foi de alguma forma ao encontro da Ética e da Deontologia, foi a dos sentimentos. “Não devemos trabalhar por compaixão, mas é fundamental sentir prazer em ajudar os outros. Devemos também sentir-nos realizados pelos sucessos, por mais pequenos que sejam, e aprender a gerir os insucessos, muitos deles associados à tal complexidade dos doentes que vivem mais tempo.”

Para Luísa Caldas, enfermeira coordenadora dos Programas Transversais do HBA e também membro da comissão organizadora, toda esta componente de partilha é essencial na prática diária dos enfermeiros. “Trabalhamos muito e nem sempre há tempo para parar e refletir, mas é muito importante conseguir-se trocar ideias e experiências.”


Elementos da Comissão Organizadora: Luísa Caldas, Teresa Simões, Rosa Pereira, Liliana Monteiro (ausente na foto: Vítor Vaz Pinto)

“Os enfermeiros são um elo absolutamente essencial”

Na sessão de abertura esteve presente Artur Vaz, administrador executivo do HBA, que fez questão de realçar o papel da Enfermagem nos cuidados de saúde. “Os enfermeiros são um elo absolutamente essencial, quer no projeto do HBA, como na resposta que se tem de dar à atual realidade da Saúde, com doentes crónicos muito complexos face às várias comorbilidades.”

O responsável alertou ainda para a possibilidade de se vir a ter mais situações limite no futuro. “As alterações climáticas vão ser - e já o são - responsáveis por profundas alterações nos padrões de saúde, logo os desafios vão aumentar.”



Artur Vaz destacou também a área dos Cuidados Paliativos, na qual “o outcome não é a morte, mas a forma como a pessoa morreu”. Apesar de tudo, disse estar confiante na resposta dos enfermeiros que, segundo realçou, “nos fazem ombrear com a melhor Enfermagem do mundo”.

O diretor clínico do HBA, Edgar Almeida, também proferiu algumas palavras na sessão de abertura, dando especial atenção ao reforço das competências deste grupo profissional. “Face à sua proximidade aos doentes, os médicos terão de dar um passo em frente e delegar muitas das suas tarefas aos enfermeiros, como já acontece noutros países.”

No simpósio participaram profissionais do HBA e de outros hospitais do Grupo Luz Saúde, mas também de outras unidades.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda