71.º Congresso da SPORL: «Esperamos a vinda de muitos otorrinos do norte de Espanha»
O próximo Congresso da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que se realiza no final de abril, será aproveitado para “reatar os encontros científicos com os nossos colegas da Galiza”, sublinha José Marques dos Santos, presidente da SPORL-CCP.
O local para a realização do principal evento anual da Otorrinolaringologia portuguesa roda, habitualmente, entre o norte, o centro e o sul de Portugal. A escolha de Braga para palco da 71.ª edição do Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço terá contribuído sobremaneira para a concretização do X Congresso Luso-Galaico de ORL.
José Marques dos Santos
O presidente da SPORL-CCP confirma isso mesmo, admitindo que a proximidade física da cidade de Braga à Galiza foi um estímulo para que o desafio fosse lançado a Andrés Soto Varela, professor catedrático da Universidade de Santiago de Compostela e presidente da Sociedade Galega de Otorrinolaringologia e Patologia Cervicofacial.
“Ficou muito agradado com a ideia e aceitou de imediato”, refere J. Marques dos Santos, lembrando que a última reunião luso-galaica ocorreu em 2015. “Esperamos a vinda de muitos colegas do norte de Espanha, também pelo facto de existir uma estreita parceria entre as duas sociedades”, acrescenta.
Andrés Soto Varela
O 71.º Congresso da SPORL-CCP e o X Congresso Luso-Galaico de ORL vão decorrer em simultâneo, com um programa científico comum. A reunião estende-se por três dias, de 26 a 28 de abril, com as sessões acontecendo em quatro salas do Altice Fórum Braga.
J. Marques dos Santos faz questão de salientar que, para além dos especialistas espanhóis que se deslocam desde a Galiza, virão também alguns otorrinos de renome do Hospital Universitário La Paz, em Madrid, como Javier Gavilán, Luis Lassaletta, Manuel Morales ou Isabel García Lopez. Também estarão presentes Manuel Manrique, da Universidade de Navarra, e Colin Butler, do Reino Unido.
PUB
Cecília Almeida e Sousa será a presidente de Honra do Congresso
A otorrinolaringologista Cecília Almeida e Sousa vai ser a presidente de Honra do Congresso de Braga. Aposentada desde novembro de 2021, mas mantendo a atividade clínica a nível privado, fez o internato da especialidade no Hospital de Santo António, acabando por ficar ligada àquela instituição durante 38 anos, os últimos 16 como diretora do Serviço de ORL.
Lecionou durante toda a sua vida profissional, nomeadamente como professora catedrática convidada do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
J. Marques dos Santos esclarece que “toda a Direção da SPORL-CCP votou favoravelmente que fosse alvo desta homenagem”, sendo Cecília Almeida e Sousa “uma pessoa consensual, muito prestigiada entre nós, reunindo todas as condições para ser a presidente de Honra deste evento”.
Cecília Almeida e Sousa
De referir que a Comissão Organizadora do 71.º Congresso da SPORL-CCP é constituída por quatro elementos da Direção daquela Sociedade: Victor Correia da Silva (vice-presidente norte), João Elói Moura (secretário-geral) e ainda Sandra Alves e Tiago Órfão (vogais).