Cepheid Talks

4th Advances in Heart Failure: evento de referência em insuficiência cardíaca com novo programa

É já dentro de dias que se realiza a 4.ª edição de Advances in Heart Failure, evento de referência na área da insuficiência cardíaca, organizado pela Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O programa científico atualizado, que acaba de ficar disponível, vem confirmar a participação de "um extenso corpo docente, constituído pelos peritos mais relevantes na área da Insuficiência Cardíaca, provenientes de todos os pontos do país e coadjuvado por peritos internacionais da mais elevada craveira".


José Silva Cardoso e Elisabete Martins, responsáveis pela coordenação científica da formação, destacam "a troca de informação e a discussão de ideias neste momento de mudança assinalável da abordagem da Insuficiência Cardíaca".

Os especialistas partilham a convicção de que este debate contribuirá, "em última instância, para uma melhoria significativa dos cuidados a prestar aos doentes com Insuficiência Cardíaca no nosso país".

Divulgação dos desenvolvimentos científicos mais recentes

O foco central do evento será a divulgação, "em primeira mão, dos desenvolvimentos científicos mais recentes nesta área apresentados no Congresso Europeu de Cardiologia", nomeadamente, as novas Recomendações da Sociedade Europeia de Cardiologia para a Insuficiência Cardíaca.

Emília Moreira (coordenadora executiva do evento), Elisabete Martins e José Silva-Cardoso (presidentes da Advances in Heart Failure)

Uma doença com "prognóstico pior que a maior parte dos cancros"

Este ano mantém-se o formato virtual da reunião, adianta José Silva Cardoso, que coordena o Grupo de Cardiologia da Unidade Curricular de Doenças Cardiovasculares da FMUP.

Na sua opinião, "a insuficiência cardíaca, que assume uma cada vez maior relevância, não tem tido uma atenção que, clara e desesperadamente, com urgência, necessita".

Considerando que "mesmo muitos médicos não estavam muito sensibilizados para esta questão", o especialista recorda um dado preocupante: "A insuficiência cardíaca é a primeira causa de internamentos acima dos 65 anos em Portugal. Tem um prognóstico pior que a maior parte dos cancros."



O programa pode ser consultado aqui.

A inscrição no Advances in Heart Failure 2021 pode ser efetuada online. 

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda