KRKA

Ageing@Coimbra realiza 3º Congresso Regional sobre Envelhecimento Ativo e Saudável

A prevenção da fragilidade e do declínio cognitivo e funcional, a adesão à terapêutica, os espaços e serviços amigos do idoso são alguns dos temas que serão discutidos no 3º Congresso Regional sobre Envelhecimento Ativo e Saudável, que se realiza amanhã, em Coimbra, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

O evento é promovido pelo consórcio Ageing@Coimbra - Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, estatuto atribuído pela Comissão Europeia à Região de Coimbra e, de forma mais abrangente, à Região Centro de Portugal, em julho de 2013. Esta distinção, a única em Portugal, é resultado de "um ecossistema único propício ao desenvolvimento de boas práticas nos cuidados de saúde associados ao envelhecimento ativo e saudável, alicerçado no eixo Ensino/Inovação/Investigação".

Na 3ª edição do congresso, que se realiza amanhã, serão apresentados projetos internacionais, terá lugar uma palestra sobre "Financiamento Regional e Portugal 2020 - Alinhamento estratégico da região Centro" e realizam-se dois painéis: "Envelhecimento Ativo e Saudável" e "Inovação e Tecnologia ao Serviço da Saúde e Bem-Estar", com oradores de várias universidades e entidades do país.

Do programa faz ainda parte uma conferência, intitulada "Prioridade da Europa para o Desafio do Envelhecimento", a cargo da investigadora do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e membro do Parlamento Europeu, Marisa Matias.

O evento termina com entrevistas, e respetivo debate, a Helena Saldanha e João José Pedroso de Lima, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

O programa pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda