KRKA

2ª conferência da ARS do Norte dedicada à «Adolescência, insucesso escolar e dependência»

Vila Nova de Gaia vai receber a 2ª sessão do ciclo de conferências "O Norte e a Saúde 2015", promovido pela ARS do Norte. Esta conferência, dedicada à "Adolescência, insucesso escolar e dependência”, terá lugar no Auditório da Escola Inês de Castro, em Canidelo, dia 21 de outubro, e irá abordar "um dos graves problemas transversais às modernas sociedades", considera a comissão organizadora.

Numa breve nota introdutória sobre esta sessão, é referido que "o insucesso escolar não é por si mesmo um problema de saúde. E não o será." Contudo, estar em situação de insucesso "invoca uma enorme variedade de causas e de efeitos, cuja localização e repercussão se centram no aluno e na família, na própria escola e no sistema educativo, na sociedade à qual todos pertencemos."

Desta forma, salienta a organização, o insucesso escolar "não é um ponto de chegada, é um ponto de partida".

Na sessão de abertura da conferência, irá intervir Isabel Chaves e Castro, diretora executiva ACES Gaia, e, de seguida, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, irá proferir uma palestra intitulada: “Vulnerabilidade social – O papel da Comunidade”.

No painel sobre "Adolescência e insucesso escolar", vários especialistas darão as suas perspetivas sobre o "Sucesso escolar", a "Adolescência e a idade das descobertas" e "A escola e a promoção do desenvolvimento".

O programa contempla ainda uma intervenção do psiquiatra Jaime Milheiro sobre “Vulnerabilidade social na adolescência – Autonomia, capacidade de decisão e responsabilização”.

"O Norte e a Saúde 2015"
A propósito do ciclo de conferências "O Norte e a Saúde 2015", a ARS do Norte destaca a importância da comunicação em saúde: "Sem exagero, comunicar é também servir e esta deve ser uma ideia estruturante para o S.N.S.. A ARS do Norte acredita que a educação para a cidadania é um eixo estratégico fundamental e pretende contribuir por esta aposta no desenvolvimento integrado da vida social na região norte."

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda