Cepheid Talks

1º Seminário de Oncologia Pediátrica

A Fundação Rui Osório de Castro vai organizar, dia 1 de novembro, no Centro de Congresso da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o 1º Seminário de Oncologia Pediátrica em Portugal, dirigido essencialmente aos pais e familiares das crianças com doenças oncológicas.

A iniciativa visa abordar temas que "ajudem a melhor lidar e viver com a doença oncológica infantil" e que possam ser do interesse dos pais e familiares. Assim, na sessão dedicada aos "Direitos das Famílias e Apoios", serão discutidas questões como a importância do apoio do serviço social, as formas de como lidar com o diagnóstico e o papel desenvolvido pela Acreditar.

O "Panorama da Oncologia Pediátrica em Portugal" e a "Investigação e novos tratamentos" são temas de duas outras sessões. Na primeira, responsáveis pelos Serviços de Pediatria explicarão como funcionam os vários Centros Oncológicos Nacionais e será também abordada a importância do Registo Oncológico Pediátrico Português (ROPP). Já na segunda sessão, serão prestados esclarecimentos sobre o que é um ensaio clínico, o que é o consentimento informado e sobre tratamentos e novas perspetivas.

O programa contempla ainda uma sessão sobre "Outras dimensões": lúdica, escolar, emcional e nutricional, com a intervenção, respetivamente, de uma educadora, professora, psicóloga e nutricionista.

De acordo com a Fundação Rui Osório de Castro, o seminário pretende "envolver a participação das pessoas e entidades que lidam directamente com esta problemática (de norte a sul) e que, através do seu testemunho, experiência e envolvimento institucional, possam dar um contributo a todos os pais e familiares".

A associação Acreditar é uma das várias entidades que apoiam a realização deste seminário. A sessão de abertura vai contar com a presença do diretor-geral da Saúde, Francisco George.

O programa pode ser consultado AQUI.

Inscrição:
O prazo para efetuar a inscrição no 1º Seminário de Oncologia Pediátrica foi recentemente alargado até quinta-feira, dia 30 de outubro. O formulário de inscrição está disponível online aqui.

Contacto: info@froc.pt.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda