KRKA

«Luz Saúde, o grupo privado de saúde que mais aposta em investigação»


Francisca Leite

Diretora executiva do Hospital da Luz Learning Health



Marília Cravo

Presidente da Comissão de Investigação Clínica da Luz Saúde



No último relatório da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência sobre as Instituições Hospitalares com mais despesa em atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal, o Grupo Luz Saúde está em destaque.

Surge como a instituição de saúde privada que mais investe nesta área e está em 3.º lugar quando se fala em investimento em I&D no total do setor da saúde, que inclui também as instituições do setor público.

Até ao momento, entre projetos de investigação já fechados e aqueles que continuam em desenvolvimento, ensaios clínicos, apoio ao desenvolvimento de startups de inovação em saúde e criação e desenvolvimento de um centro de simulação clínica, o Grupo, através do Hospital da Luz Learning Health tem feito um investimento de peso avultado nesta área.

Promover uma investigação científica que contribua de forma relevante para o avanço do conhecimento e para o alcance dos melhores resultados para os doentes faz parte da nossa missão. É uma aposta estratégica e é também um objetivo que concretizamos nos diversos níveis da nossa operação, em equipa e multidisciplinaridade, e procurando abranger diversas áreas de investigação em Ciências da Saúde e na Medicina.

Com a criação e a expansão da atividade do Hospital da Luz Learning Health, que se dedica exclusivamente à formação, investigação e inovação, a Luz Saúde deu um passo significativo na concretização deste objetivo, tornando possível o desenvolvimento e a aplicação de novas metodologias em áreas clinicamente relevantes e de interação com a engenharia.

A nossa investigação desenvolve-se nas áreas de inteligência artificial, na imagiologia, na engenharia de fatores humanos e na investigação clínica propriamente dita.


Marília Cravo e Francisca Leite

Na área de inteligência artificial, desenvolvemos modelos de machine learning para caracterizar doenças, diagnosticar precocemente e personalizar tratamentos, com o objetivo de melhorar a prestação dos cuidados através de réplicas digitais dos doentes (digital twin).

Na área da imagiologia, a investigação passa por quantificar o valor preditivo das técnicas de imagem. Temos projetos em imagem cerebral, imagem cardíaca, imagem prostática e ginecológica, imagem musculoesquelética e imagem mamária, entre outras.

Na engenharia de fatores humanos, estamos a desenvolver projetos que têm como objetivo otimizar e tornar mais eficientes os processos da prestação de cuidados, assim como responder às necessidades do doente, contribuindo para uma maior humanização dos serviços prestados.

Por fim, na investigação clínica, toda a atividade desenvolvida no Grupo, direta ou indiretamente ligada à prestação de cuidados, bem como as infraestruturas presentes na nossa Rede Hospital da Luz, já com 29 hospitais e clínicas pelo país, permitem que os nossos investigadores resolvam problemas complexos, aplicando e desenvolvendo técnicas avançadas de diagnóstico, terapia e prevenção, tendo sempre por base o trabalho colaborativo de equipas multidisciplinares.

Prevenir a doença, diagnosticar melhor e mais precocemente, ter ferramentas mais eficazes de apoio à decisão terapêutica e ao tratamento clínico, melhorar a experiência do cliente e a performance dos nossos profissionais – estes são objetivos presentes na nossa atividade dedicada à investigação, porque serão sempre geradores de melhores cuidados e porque são decisivos para otimizar os resultados em saúde.

Também aqui o nosso foco é e será sempre o doente: a sua condição clínica em especial, a sua individualidade, as suas necessidades e as suas preferências.



O Hospital da Luz Learning Health é responsável também, dentro do Grupo Luz Saúde, pela participação em ensaios clínicos, contribuindo assim para o desenvolvimento de novos tratamentos e para a melhoria de tratamentos já existentes em diferentes tipos de doenças. Desde 2010, já participámos em mais de 200 ensaios clínicos e recrutámos mais de 600 doentes.


E é com orgulho especial que podemos dizer, também, que lideramos e colaboramos no planeamento, desenvolvimento e execução de projetos de investigação. Neste âmbito, lideramos os seguintes projetos de investigação com financiamento nacional: intelligentCare (Referência LISBOA-01-0247-FEDER-045948) e o recentemente aprovado TestBed - Plataforma Intelligent Health (PRR).

No projeto intelligentCare estamos a desenvolver modelos de inteligência artificial para sinalizar, caracterizar e prever interações não planeadas com o hospital de doentes com multimorbilidade. No test bed, a desenvolver nos próximos 3 anos, iremos desenvolver uma plataforma para startups e PME testarem novos produtos e serviços em três contextos: (1) in silico, (2) simulação e (3) vida real (estudos de RWE).


Estamos também envolvidos em consórcios internacionais de projetos com apoio da Comissão Europeia, como é o caso do RESILIENCE, EHDEN, SYNTYHEMA, GlycanTrigger e GESEA4ALL. Destacamos ainda o projeto CROCO, um estudo multicêntrico internacional da iniciativa do investigador (Prof.ª Joana Torres), que pretende estudar a história natural da doença de Chron e criar um biobanco de biópsias intestinais.

Em 2019, lançámos a iniciativa Luz Investigação, uma call competitiva, onde  desafiámos todos os nossos investigadores dos diferentes hospitais e clínicas a apresentar candidaturas a financiamento interno dedicado à investigação. A iniciativa tem como objetivo financiar grupos e projetos de investigação multidisciplinares, numa perspetiva de curto/médio prazo, além de promover e fomentar a cultura de investigação e desenvolvimento no Grupo Luz Saúde.

Deste desafio já nasceram seis grupos de investigação multidisciplinares e 11 projetos individuais dedicados a diferentes áreas de atuação:

LION (PI: Prof.ª Doutora Raquel Gouveia e Dr. Pedro Vilela) – Luz Innovation On Neurosciences

GENIUS (PI: Prof.ª Doutora Marília Cravo) - Grupo de Investigação em Patologia Digestiva Luz Saúde
AIRC (PI: Prof. Doutor Hugo Marques) - Advanced Imaging Research Consortium
VISION Group (PI: Prof.ª Doutora Filomena Ribeiro) - Grupo de Investigação da Visão
WHALE (PI: Prof. Doutor Jorge Lima) - Women`s Health And MaternaL FEtal Research Group
CRC (PI: Prof. Doutor Victor Gil) - Cardiovascular Research Center

Por fim, a intensa atividade que temos desenvolvido em investigação clínica inclui a partilha de conhecimentos e projetos em reuniões que juntam investigadores e profissionais do Grupo Luz Saúde. Este ano, vamos juntar-nos todos novamente no 2nd Hospital da Luz Research Congress, que se realiza a 21 de abril, no Hospital da Luz Lisboa.

O congresso tem como mote "como aumentar a investigação num hospital?" e iremos debater e divulgar aquilo que de melhor se faz no nosso grupo, dentro da área da investigação e da inovação.

O convite fica desde já feito a todos aqueles que queiram vir conhecer-nos melhor. Apareçam!


Luz Saúde, instituição hospitalar que mais investe em I&D em Portugal

8,9 milhões de euros / Investimento em I&D em 2021 (+30% vs. 2020)
3,1 milhões de euros em Ciências da Saúde e 5,6 milhões de euros em Medicina Clínica.
Fonte: As instituições hospitalares com mais despesa em atividades de I&D em 2021, Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda