KRKA

«Lisboa será palco do maior evento de gestão em saúde do mundo»


Xavier Barreto

Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)



A Federação Internacional dos Hospitais (IHF) realiza o 46.º Congresso Mundial dos Hospitais em Lisboa, entre os dias 23 e 27 de outubro. Sob o tema “Global Learning, Local Action”, Lisboa será palco do maior evento de gestão em saúde do mundo, proporcionando um fórum global único para a partilha de conhecimentos e boas práticas, entre pares da comunidade internacional de Saúde.

No Congresso de Lisboa são esperados mais de 1500 delegados de todo o mundo, bem como cerca de 150 oradores distribuídos pelas múltiplas sessões e atividades do Congresso ao longo de 5 dias.

O 1.º Congresso Mundial dos Hospitais data de 1929 e decorreu em Atlantic City (EUA), tendo sido realizado inicialmente como um evento bienal. Desde 2015, tem sido tido lugar anualmente em todo o mundo, em cidades como Barcelona, Espanha (2021) ou Dubai, EAU (2022). Este evento regressa a Portugal, depois de aqui ter sido realizado há mais de 60 anos, em 1957.

A realização do Congresso Mundial dos Hospitais em Lisboa demonstra as sinergias que se podem construir através da coordenação de esforços entre associações da Saúde portuguesas.


Xavier Barreto

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar associam-se à IHF para concretizar o maior evento mundial sobre Gestão Hospitalar, numa iniciativa agregadora e demonstrativa da capacidade de organização dos Portugueses no contexto internacional.

O foco do Congresso é o mundo do amanhã (Tomorrow’s World) e as suas sessões serão organizadas em 5 grandes temas: sustentabilidade, transição digital, abordagens inovadoras para a prestação de cuidados, o bem-estar dos profissionais e liderança/governação em saúde.

Destacam-se ainda as iniciativas pré-congresso, como a masterclass em Português “O caminho para as emissões zero na Saúde – Liderar o presente e o futuro” (realizada pelo Geneva Sustainability Center da IHF, com apoio da APAH), mas também o prémio “Healthcare Excellence” (10.ª edição desta iniciativa, que conta com o apoio da AbbViE) e a 1.ª edição do Fórum Diplomacia em Saúde, eventos que a APAH realizará no dia 24 de outubro, em sessão paralela ao Congresso Mundial.



Destaque ainda para a sessão paralela dedicada aos PALOP (organizada pelo Consórcio português), onde procuraremos discutir de que forma as ferramentas digitais de telessaúde, têm contribuído para uma melhoria do acesso a cuidados de saúde.

O Congresso Mundial dos Hospitais será ainda uma excelente oportunidade para mostrar aos congressistas o que de melhor se faz no nosso Sistema de Saúde.

Para isso, serão promovidas visitas a vários hospitais da região de Lisboa, no sentido de colocar em evidência as áreas de desenvolvimento das unidades de saúde portuguesas: transformação digital, hospitalização domiciliária, centro de simulação clínica, medicina de precisão, sustentabilidade ambiental, entre outros temas, serão discutidos com colegas de todo o mundo, tendo como pano de fundo o trabalho feito pelos hospitais portugueses nestes diferentes temas.

Este ano, Portugal será o centro mundial da Saúde. Convidamos os profissionais e organizações de saúde de todo o mundo a virem a Lisboa em outubro e a usufruir de uma experiência única de aprendizagem e partilha de conhecimento.



O artigo pode ser lido na edição de setembro/outubro do jornal Hospital Público.

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda