KRKA

Opinião

I Ciclo de Jornadas de MGF de São Miguel: criação de sinergias com as especialidades hospitalares


Bárbara Santos

Interna de MGF do 3.º ano, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel



Nádia Matos Lopes

Interna de MGF do 4.º ano, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel



No ano de 2022, e após um longo período de fortes restrições motivadas pela pandemia associada ao vírus SARS-CoV-2 (covid-19), os médicos internos de formação específica de Medicina Geral e Familiar (MGF) da ilha de São Miguel, nos Açores, tiveram a iniciativa da criação dos Ciclos de Jornadas de MGF de São Miguel, em parceria com a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM).

Este projeto surgiu pela necessidade de aproximar não só a comunidade médico-científica dos Açores, mas também de Portugal Continental e da Madeira, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências e a comunicação entre os Cuidados de Saúde Primários, representados por profissionais de saúde – médicos e enfermeiros – da USISM e os Cuidados Hospitalares, representados por profissionais de saúde – médicos – do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada.



Uma vez que ambos os níveis de cuidados servem a mesma população, o aperfeiçoamento desta comunicação revela-se indispensável. Nesse sentido, os Ciclos de Jornadas, embora vocacionados para os CSP, primam pela sinergia entre a especialidade de MGF e as especialidades hospitalares, caracterizando-se pela oportunidade de ambas se fazerem representar nos eventos, no sentido do melhor interesse dos participantes e dos profissionais de saúde e, em primeira e última instância, em prol dos utentes, garantido o seu melhor acompanhamento.


Elementos da Comissão Organizadora

Maio, julho e setembro

O I Ciclo contou com três sessões formativas centradas em temas fundamentais na prática do médico de família e decorreu em formato presencial, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, e em formato digital, tendo sido aberto a toda a comunidade dos profissionais de saúde, de forma gratuita.

A primeira sessão decorreu no dia 27 de maio e centrou-se na Saúde Mental. Nesta sessão, foram abordados temas como depressão, insónia e a realidade da Equipa de Saúde Mental Comunitária da Ilha de São Miguel. Contou-se com 32 participantes em formato presencial e 28 em formato online.

Na segunda sessão, que se realizou no dia 29 de julho, abordaram-se temas em torno da Saúde da Mulher, entre os quais, patologia do pavimento pélvico, menopausa, alterações no rastreio combinado do primeiro trimestre da gravidez, disfunções sexuais femininas e preparação para a maternidade (parto e amamentação). Teve 50 participantes em formato presencial e 38 em formato online.

A terceira e última sessão, que encerrou este I Ciclo de Jornadas, centrou-se na Saúde Infantil e Juvenil, tendo sido abordados temas como má progressão estaturoponderal, obesidade infantil, sibilância recorrente, consulta do adolescente, leites adaptados e fórmulas infantis e alimentação complementar. Estiveram presentes 67 participantes e outros 79 em formato online.



Importância na melhoria do trabalho em equipa

Para o sucesso deste evento foi fundamental a colaboração e empenho da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, da USISM e dos seus profissionais de saúde, dos profissionais de saúde do HDES, dos patrocinadores e de todas as entidades e plataformas que auxiliaram na divulgação do mesmo.

O retorno foi deveras positivo e gratificante, dado o imenso esforço empregue pelos médicos internos na realização destas três sessões. Segundo palavras de alguns dos participantes (entre médicos especialistas e internos de formação específica e de formação geral, médicos dentistas, enfermeiros, nutricionistas, técnicos superiores de Diagnóstico e Terapêutica e assistentes operacionais), pôde registar-se a satisfação quanto à qualidade científica das sessões e da sua importância na melhoria do trabalho em equipa e na aproximação dos profissionais de saúde dos vários níveis de cuidados.

Esta foi também uma experiência verdadeiramente enriquecedora para este grupo de médicos internos, que desenvolveram competências fundamentais de planeamento, estabelecimento de metas, interajuda e trabalho em equipa, o que culminou no sucesso deste primeiro ciclo.



O II Ciclo de Jornadas encontra-se já a ser planeado para o próximo ano de 2023.


Os médicos internos de formação específica de MGF de São Miguel estão gratos aos participantes e a todos aqueles que tornaram possível este evento e convidam todos a visitar a ilha e a participar no II Ciclo de Jornadas de MGF de São Miguel.



Dirigido a profissionais de saúde e entregue nas unidades de saúde familiar (USF) de Portugal, esta publicação da Just News tem como missão a partilha de boas práticas, de boas ideias e de projetos de excelência desenvolvidos no âmbito do SNS, visando facilitar a sua replicação.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda