Cepheid Talks

Hypertension Summer School: formação dos jovens médicos «é um investimento da SPH»




Alcobaça recebeu a 15.ª edição da Hypertension Summer School, organizada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH). Em declarações à Just News, Fernando Pinto, membro da Comissão Organizadora, confirma que a iniciativa foi mais uma vez "um sucesso".

Para o cardiologista do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), trata-se de um curso que continua a ser “único em Portugal na forma como é ministrado". E salienta a sua vertente muito prática, "apostando nos jovens médicos com interesse especial na clínica e na investigação da hipertensão arterial".

“Além de um update de alguns conhecimentos da área da hipertensão, este curso pretende fornecer aos participantes a capacidade de terem uma leitura crítica de artigos científicos, particularmente na área da hipertensão arterial (HTA)”, esclarece.



Durante quatro dias, 20 jovens médicos tiveram oportunidade de "partilhar e debater com um leque de distintos palestrantes nacionais e estrangeiros", entre os quais os franceses Joel Ménard, Xavier Jeunemaitre e Michel Azizi, mas também alguns jovens especialistas portugueses que, no passado, já participaram no curso enquanto estudantes.

O médico explica que uma parte do programa é comum a todas edições, baseando-se na leitura de artigos científicos das áreas terapêutica, epidemiológica e da genética. Nesta edição, foram ainda abordados os seguintes temas: sal e doença cardiovascular, fisiologia, gestão da hipertensão, aspetos cognitivos, medicina translacional e adesão ao tratamento.

Além de serem avaliados, os participantes também avaliam, eles próprios, o curso de forma anónima e “tem sido mais ou menos transversal a todas as edições os alunos dizerem que melhoraram de uma forma significativa a sua maneira de verem e lerem a ciência da área da hipertensão”.

Antes da realização do exame, no final do curso, houve espaço para um período de perguntas e respostas e esclarecimento de dúvidas.


A Comissão Organizadora do curso integra os médicos Fernando Pinto, Agostinho Monteiro e Rasiklal Ranchhod

“HTA continua a merecer a atenção e o gosto dos médicos mais jovens”

Segundo o presidente da SPH, Manuel de Carvalho Rodrigues, ao longo de 15 anos, a Sociedade tem mantido o Hypertension Summer School, por acreditar que “este evento, totalmente financiado pela SPH, é, para nós, um investimento e não uma despesa”.

Para além disso, espera-se que da iniciativa “saia alguma massa crítica que possa no presente e no futuro assegurar a continuidade da SPH e, também, de alguma maneira, uma nova forma de abordagem das preocupações dos colegas mais jovens”.


Organizadores, palestrantes e participantes no curso

Na opinião de Manuel de Carvalho Rodrigues, "uma vez mais este desiderato foi conseguido, tendo em conta o interesse, o empenho e por aquilo que as informações que foram sendo recolhidas ao longo do curso demonstraram".

Faz ainda questão de salientar: "A hipertensão arterial é a maior causa de morte em Portugal, que continua a merecer a atenção e o gosto dos médicos mais jovens que estão cada vez mais alertados e interessados no tema." 


A iniciativa contou com uma grande participação da Medicina Interna e da Medicina Geral e Familiar, as duas especialidades mais representadas

Bolsa oferece estágio em Paris

Uma das particularidades do curso é o facto de oferecer a possibilidade a um dos participantes de ganhar uma Bolsa de Estudo com duração de três meses, para participar num projeto de investigação num Serviço de renome internacional da área da HTA, em Paris.

“A Bolsa representa uma oportunidade ímpar de desenvolvimento pessoal. Além disso, de alguma forma, também premeia o esforço dos jovens médicos que são submetidos a uma prova de avaliação (não só do que foi dado no curso, mas também pelo estudo de um conjunto de artigos enviados previamente aos candidatos), sendo a Bolsa atribuída ao que obtém a melhor classificação”, destaca Fernando Pinto.

Em 2018, o vencedor da Bolsa, que poderá ser utilizada nos próximos anos, foi um interno de Medicina Interna do CHEDV.



O artigo pode ser lido no Hospital Público de novembro.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda