KRKA

Opinião

«Clinical Research: What´s it all about?» com maior componente prática


Inês Zimbarra Cabrita

Co-diretora do Curso e chief operations officer da CETERA - AIDFM (Associação de Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina)



Realizou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, nos dias 11 e 12 de outubro e nos dias 15 e 16 de outubro a 4ª e 5ª edição, respectivamente, do Curso “Clinical Research: What´s it all about?”.

Lançada em 2017, esta é uma iniciativa inovadora e muito importante para o contributo da Investigação em Portugal, sendo promovida pela Associação de Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM), mais especificamente através da CETERA, uma Contract Research Organization (CRO) Académica.



A ação de formação surgiu como uma necessidade de melhor informar e/ou actualizar as equipas de investigação (desde os investigadores aos enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e coordenadores de estudos) de todos os procedimentos e exigências relativas aos estudos e ensaios clínicos para que possam otimizar a sua performance e responder às necessidades dos promotores.

Concebido para que o seu campo de atuação seja o mais abrangente possível, o curso conta, entre os formandos, com profissionais de saúde, investigadores e profissionais da indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, que se interessam em aprofundar os seus conhecimentos nas diversas áreas de investigação clinica mais precisamente, nos procedimentos e metodologia normalizada. As duas edições de 2018 contaram com um total de 30 formandos e a acreditação pela Ordem dos Farmacêuticos (0,975 CDP).


Fausto Pinto, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, integra a Comissão Científica do projeto, tendo participado na sessão de abertura do Curso

4ª e 5ª edição com maior componente prática

A iniciativa visa capacitar e dar às equipas de investigação um maior conhecimento e treino, de forma a otimizar a performance dos centros portugueses e responder com eficácia e qualidade às necessidades e exigências atuais inerentes à investigação clínica.

O modelo letivo da 4ª e 5ª edição deste curso foi ligeiramente rearranjado, por forma a dar provimento à solicitação de alguns formandos, em especial a uma maior componente prática.

Assim, foi totalmente lecionada em inglês e contou ainda com uma palestra especial proferida pela doutora Gaia Kiru, commercial operations manager na Imperial Clinical Trials Unit do Imperial College London) em “Managing Pan-European Clinical Research”.


Inês Zimbarra Cabrita

Estas edições contaram também com a acreditação da European Accreditation Council for Continuing Medical Education - EACCME, entidade acreditadora da União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS - European Union of Medical Specialists). Assim, todos os formandos deste curso com aprovação no exame final poderão reclamar 12 CME junto da EACCME para utilização na Europa, EUA e Canadá.



Ambos os cursos obtiveram o patrocínio científico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV).

Estão agendadas novas edições do curso para os dias 28 e 29 de Março e 10 e 11 de outubro de 2019.


Participantes e intervenientes da 4.ª edição do Curso “Clinical Research: What´s it all about?”

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda