Jornadas «MGF Além Fronteiras» (online)

É por iniciativa de um grupo de duas dezenas de médicos internos de Medicina Geral e Familiar, dispersos por localidades dos concelhos de Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Ovar, que se realizam, nos dias 15 e 16 de abril, as Jornadas "MGF Além Fronteiras".

Diferentes ARS e ACeS e "a mesma procura por saber mais e melhor"

"Quisemos ir ´além` do óbvio e decidimos escolher temas ´além` do habitual", explica Mafalda Borda d’Água, presidente das Jornadas, acrescentando: "O nosso propósito foi criar umas Jornadas diferentes, no âmbito da Medicina Geral e Familiar, tendo sempre em conta a nossa prática clínica."

Este novo projeto formativo fica marcado, desde logo, por envolver internos de Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) distintos (Feira/Arouca I, Aveiro Norte e Baixo Vouga), bem como de administrações Regionais de Saúde (ARS) diferentes (Norte e Centro), principal motivo pelo qual foi, aliás, escolhido o lema “MGF Além Fronteiras” para designar o evento.

Para Mafalda Borda d’Água, esta diversidade não representa um problema, mas antes uma mais-valia, e resulta mesmo de um "processo natural", conforme explica: 

"O que nos uniu foi o facto de realizarmos estágios hospitalares no Centro Hospitalar Entre o Douro e Vouga - Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. Estes estágios trouxeram não só a oportunidade de nos conhecermos, como também de trocar experiências de diferentes realidades de trabalho, debater assuntos médicos e de outras áreas, partilhar expectativas e perspetivas e, principalmente, discutir o internato de MGF em como o podíamos e gostaríamos de enriquecer."



Assim, acrescenta a médica interna de MGF, "apercebemo-nos que tínhamos alguns pontos fundamentais em comum: a juvenilidade, a curiosidade, a proatividade, o interesse, a motivação, a procura por saber mais e melhor e que, com isso, queríamos e podíamos marcar pela diferença e construir algo distinto".

E qual a mensagem final? "Esperamos fazer com que estas Jornadas corram para ´além` das nossas expectativas e ´além fronteiras` nos seus objetivos."

O programa pode ser consultado AQUI.

Contacto: mgfalemfronteiras@gmail.com 

Para mais informações pode ser consultada a página de facebook ou o site das Jornadas. As novidades podem também ser acompanhadas via instagram.




Jornal  distribuído (versão impressa) em todas as unidades de cuidados primários do SNS e enviado em formato digital.
Porque as boas práticas merecem uma ampla partilha entre profissionais!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda