I Jornadas Pedagógicas da Região Oeste Norte
Dirigidas a "todos os professores e profissionais de saúde, para além de outros técnicos interessados", as I Jornadas Pedagógicas da Região Oeste Norte são organizadas pela Unidade de Saúde Pública (USP) Zé Povinho, do ACeS Oeste Norte, e pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Centro-Oeste (CFAE). A iniciativa terá lugar de 11 a 13 de julho, nas Caldas da Rainha, "sendo os afetos o seu tema central", refere a comissão organizadora.
Do programa fazem parte as conferências "Prática docente e Síndrome de Burnout" e "Estilos de Vida e Comportamentos relevantes para a saúde dos alunos do ensino secundário da Região Oeste", que serão proferidas por médicos internos de Saúde Pública.
Já a palestra sobre "Neurociência do Sorriso e Smile Dance nas Escolas", estará a cargo de Cristina Baptista, médica especialista em Ortodôncia, professora universitária, fundadora da Associação Sorrir e criadora da ferramenta Smile Dance. Na sua intervenção irá procurar responder à questão: "Como é que sorrir pode transformar o cérebro, mudar a educação, a nossa vida profissional e familiar?".
Sob o lema "Gostamos de partilhar", a manhã do último dia é dedicada á apresentação e discussão de projetos de Saúde Escolar dinamizados nas Escolas do ACeS Oeste Norte, Arco Ribeirinho e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.
Cidade dos Afetos
Na apresentação desta 1.ª edição das Jornadas Pedagógicas da Região Oeste Norte, é recordado que, "desde 2009 que os Afetos têm vindo a ser o fio condutor das atividades de Saúde Escolar, em particular da Educação Sexual em Meio Escolar, nos estabelecimentos escolares dos concelhos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte e Arco Ribeirinho". Este elo de ligação foi entretanto alargado, "já este ano letivo, à Região do Alentejo Litoral".
O desenvolvimento deste "fio condutor" surgiu com a formação de professores, feita pelas respetivas Unidades de Saúde Pública, "daí resultando o Movimento Escola de Afetos, com adesão da maioria dos Agrupamentos de Escolas dessas regiões e, consequentemente, em 2014, o Movimento Cidade dos Afetos". É ainda explicado que, até ao momento, já aderiram a este projeto sete municípios: Barreiro, Caldas da Rainha, Sines, Alcochete, Moita, Montijo e Bombarral.
Contacto: geral@cfaecentro-oeste.pt

