10.º EnMGF - Encontro clínico-científico de Medicina Geral e Familiar de Matosinhos

Estão abertas as inscrições para aquele que será um Encontro de Medicina Geral e Familiar em Matosinhos muito especial. "Desde há 10 anos que gerações de médicos se cruzam e marcam a organização deste evento", afirma Mariana Oliveira, cocoordenadora da Comissão Organizadora.

Em declarações à Just News, a médica interna da USF Lagoa refere que o tema escolhido para esta edição, "A transformação da Medicina: 10 anos a unir gerações", vai mais além e que se refere, "acima de tudo, ao contacto transversal entre médicos internos e orientadores de formação".

Esta será mesmo uma imagem de marca do EnMGF Matosinhos, já que, conforme explica Mariana Oliveira, "muitos internos de Matosinhos são agora orientadores aqui e muitos orientadores foram internos no nosso ACeS antes do evento existir".

Mariana Duque Flores, que também partilha a coordenação da Comissão Organizadora, reforça esta ideia: "O Internato em Matosinhos pauta-se muito por esta partilha de conhecimento intergeracional - surgindo, então, este tema que reflete a partilha de conhecimento, o crescimento horizontal e enriquecimento técnico-científico e pessoal de médicos internos e médicos orientadores."


Mariana Duque Flores e Mariana Oliveira

"Abordagem holística e de bem-estar"

Relativamente ao programa da reunião, Mariana Duque Flores adianta que "existirão surpresas relativas ao 10º aniversário, mas este programa, que vai sendo revelado a seu tempo, destaca-se pela diferença e pela abordagem holística e de bem-estar".

Fazendo questão de destacar que, no final do Encontro, "iremos ter o Momento Abel Salazar, já tradicionalmente conhecido, que este ano marcará em especial este aniversário", Mariana Duque Flores refere que as inscrições estarão abertas "até à data do encontro ou até ser esgotada a capacidade como aconteceu na edição prévia".

Quanto às submissões de resumos, "estão igualmente abertas. E teremos também prémios, que serão divulgados nas redes sociais, para os melhores trabalhos", indica a médica interna da USF Maresia.



Trabalho humanitário: partilha de experiências em vários países

A Comissão Organizadora anunciou já entretanto alguns dos temas do Encontro. É o caso da mesa redonda sobre missões humanitárias e que vai contar com o testemunho de médicas de família que fizeram voluntariado em países como Angola, Moçambique ou Guatemala e que desempenharam trabalho humanitário em campos de refugiados.

Nesta sessão vai participar Filipa Dias, interna de MGF na USF Porto Centro, Alice Jeri, coordenadora da UCSP Tâmega e Sousa, e Gabriela Poças, médica de família na USF Leça.

"Gravidez em idade avançada" é o tema de uma palestra, a ser proferida por Mariana Dória, assistente hospitalar de Ginecologia/Obstetrícia da ULSM e dedicada à área de Medicina Maternofetal, com especial ênfase à patologia hipertensiva da gravidez e diagnóstico pré-natal.

É ainda já conhecido outro tema: "Saúde Mental no idoso", a ser desenvolvido pela enfermeira Rita Costa, especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Atualmente a exercer funções na UCC Senhora da Hora, está também envolvida em projetos no âmbito da Saúde mental e envelhecimento ativo e inclusão no desporto.



A inscrição pode ser efetuada aqui.

As novidades sobre o programa podem ser acompanhadas na página de instagram do evento, onde periodicamente são partilhados novos temas e oradores convidados.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda