III Colóquio de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica

O cérebro, o envelhecimento saudável e os cuidados geriátricos em Portugal são os temas principais do III Colóquio de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, que se realizará no próximo sábado, 26 de julho, no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Organizado pelo curso de Pós-Graduação de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica 2013/2014 da FMUP, o evento, sob o lema "Lembrar o envelhecimento esquecido", visa discutir a problemática do envelhecimento cerebral, analisar estratégias para o envelhecimento cerebral saudável e refletir sobre a perspetiva do idoso em contexto europeu.

Após a sessão de abertura, João Massano, neurologista, irá proferir a conferência "O Cérebro e o Processo de Envelhecimento".

Do programa fazem parte duas mesas redondas. A primeira, intitulada "Cérebro: Estratégias para o envelhecimento saudável", abordará temas como o impacto da alimentação, a estimulação cognitiva, a importância de se ser socialmente ativo e a necessidade de mexer o corpo e trabalhar a mente. A segunda mesa redonda será dedicada ao "Idoso no contexto Europeu", em particular na Irlanda, França, Bélgica e Espanha.

No final da manhã realiza-se um debate sobre a realidade dos Cuidados Geriátricos em Portugal, que conta com a intervenção do presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria, Manuel Carrageta, de um representante da Ordem dos Enfermeiros e de um ex aluno da Pós-Graduação, que dará o seu testemunho.



O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
coloquiodocerebro2014@gmail.com
A inscrição pode ser efetuada aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda