USF LoureSaudável: Equipa apostada em apoiar utentes com problemas sociais

Criada em 2009, a Unidade de Saúde Familiar LoureSaudável é tema de reportagem na edição de maio do Jornal Médico dos Cuidados de Saúde Primários.

A unidade disponibiliza os seus serviços a cerca de 13 mil utentes das freguesias de Loures e Frielas. Tem uma carteira básica de serviços comum às demais USF, destacando-se, essencialmente, pela sua forte vertente social, uma vez que recebe diversas famílias de risco social, com casos de violência e de carência a vários níveis, entre outros.

Composta sobretudo por mulheres – tem apenas três homens, um médico e dois administrativos –, a USF LoureSaudável é, segundo a sua coordenadora, Fernanda Fonseca, constituída por uma equipa jovem, afável e solidária para com os utentes.

A USF funciona em instalações espaçosas, luminosas e relativamente novas, partilhando o 1.º andar com outra unidade. Formada em 2009, inicialmente, com sete médicos, seis enfermeiros e cinco administrativos, a equipa passou já por várias mudanças ao longo do tempo, estando atualmente a funcionar com apenas quatro enfermeiros, mas aguardando “ansiosamente” a entrada de mais dois elementos.

“Movimentar a saúde contra a doença” é o lema destes profissionais que, apesar das alterações sofridas, continuam a reger-se pelos mesmos objetivos que os levaram a formar a equipa: promover a saúde, aumentar a sua qualidade e manter a continuidade e a acessibilidade dos cuidados prestados aos utentes inscritos.

A equipa desenvolve, também, uma vertente social. Aceita famílias a pedido do Serviço Social, assim como do Gabinete do Cidadão do ACES Loures-Odivelas, e utentes com necessidades especiais, a pedido da Equipa de Cuidados Continuados Integrados de Loures.



Formação e investigação: uma mais-valia

A formação e investigação é outra das vertentes da USF LoureSaudável e que, no entender da sua coordenadora, é uma mais-valia, tanto para a equipa como para os próprios utentes.

A unidade conta com seis orientadores de formação para sete internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar, nos diferentes anos de formação. Tem geralmente três alunos do sexto ano de Medicina e dois Internos do Ano Comum.

“Os internos conferem muita dinâmica de aprendizagem à unidade. Trazem conhecimentos recentemente adquiridos, acabando até mesmo os doentes por ganhar com isso”, considera.



A reportagem sobre a Unidade de Saúde Familiar LoureSaudável pode ser lida na íntegra na edição de maio do Jornal Médico dos Cuidados de Saúde Primários, editado pela Just News.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda