KRKA

USF Anta: Uma equipa centrada na promoção da saúde na família

A USF Anta, situada na vila de Anta, uma localidade próxima de Espinho, foi uma das primeiras a ser criada no País, tendo sido inaugurada em 2007. Apenas alguns meses após estar a funcionar como modelo A, a unidade passou a modelo B, em 2008. Neste momento, a grande meta é a acreditação. Promover a saúde na família é, de acordo com a sua coordenadora, Isabel Breda, o lema da unidade.

A USF Anta, tema de reportagem da edição de setembro do Jornal Médico, privilegia a formação, sendo solicitada para tal quer por médicos para Internato de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar (MGF), quer por alunos de enfermagem, no âmbito da formação em Cuidados de Saúde Primários.

“A formação é importante porque traz-nos lufadas de ar fresco de gente jovem, com iniciativa e que nos obriga também a atualizar conhecimentos. É sempre uma fonte de inspiração, de alegria e de juventude”, considera a coordenadora da USF Anta.

A vocação formativa da equipa também é concretizada numa reunião mensal entre internos e orientadores de formação, designada por “RIO”, que constitui um núcleo de organização e planificação de eventos de educação para a saúde, discussão de trabalhos, partilha de recursos e acontecimentos formativos, entre outras ações.

Entre outros temas abordados na reportagem sobre a USF Anta, cuja edição do Jornal Médico fica disponível esta semana, Isabel Breda considera que muitos foram os ganhos em saúde conquistados nos últimos anos. Debruçando-se nos indicadores, refere, a título de exemplo, que, em 2013, a percentagem de mulheres vigiadas em planeamento familiar se situou nos 87% e foram vigiados 93,02% dos doentes com diabetes. Nas crianças, os indicadores atingiram percentagens bastante elevadas, nalguns foram alcançados os 100%, noutros 80-90%.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda