KRKA

Universidade do Algarve acolhe 1.º Congresso de Inteligência Artificial na Medicina Dentária

É já no próximo mês que a CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário) organiza, na Universidade do Algarve, um evento "focado na interseção entre Inteligência Artificial e Medicina Dentária".

O Congresso “Intelligent Dentistry 2024, agendado para dias 26 e 27 de abril, tem como missão ser "um catalisador da inovação e do progresso nesta área, dando a conhecer o que se passa de mais recente", explica Teresa Vieira e Brito, presidente do Congresso e membro das coordenações científica e pedagógica da Pós-Graduação em Medicina Dentária Digital da CESPU.

Em entrevista à Just News, faz questão de sublinhar que as suas respostas estão em sintonia com outros dois elementos centrais na organização do evento: Hossam Dawa, membro da Comissão Científica e Organizadora, e Nuno Jorge, da Comissão Organizadora. Os dois são também coordenadores da Pós gradução de MDDIGITAL na CESPU.


Aliás, sublinha que esta reunião "não é uma coincidência, mas sim um reflexo do foco e experiência desta instituição na área da Medicina Dentária Digital".

É também convicção de Teresa Vieira e Brito que "este Congresso vai funcionar como plataforma de colaboração interdisciplinar, onde o objetivo é dar a conhecer o que de mais inovador resulta da simbiose entre inteligência artificial e a medicina dentária".

"Um evento como este pode impulsionar ainda mais inovações"


Just News (JN) - É correto dizer que este é um congresso inovador, no sentido de que não é habitual um evento ser dedicado em exclusivo a esta ligação entre AI e Medicina Dentária?

Teresa Vieira e Brito (TVB) - Seguramente que sim, é correto. Existe também na Medicina Dentária como em todas as áreas, uma cada vez mais activa componente da IA.

Sendo um campo relativamente novo e em rápido desenvolvimento, marcado por avanços tecnológicos e aplicações práticas, faz todo o sentido, de uma maneira que se pretende académica, de troca e também descontrída, reconhecer a importância da IA, e dar-lhe o protagonismo neste congresso.

O congresso oferece oportunidades únicas para profissionais e pesquisadores compartilharem conhecimentos, discutirem novas descobertas e colaborarem em avanços futuros, o que é fundamental para o progresso contínuo tanto da Inteligência Artificial quanto da Medicina Dentária. Um congresso que se pode chamar de inovador mas, acima de tudo, o passe atualizador para a nova realidade.



2- O Congresso visa dar a conhecer o que de mais inovador existe neste campo, certo? Pode desenvolver as mais valias ou potencialidades de alguns aspetos que serão abordados?

TVB - Sim, podemos mencionar alguns dos tópicos e vertentes que serão abordadas no congresso:

A. Diagnóstico Assistido por IA:
A Inteligência Artificial pode ser usada para analisar imagens radiográficas ou fotografias intraorais, ajudando na detecção precoce de doenças dentárias como cáries, doenças periodontais e até mesmo câncer oral. Isso permite diagnósticos mais rápidos e precisos, melhorando o prognóstico para o paciente.

B. Planeamento de Tratamento Personalizado:
Algoritmos de IA podem analisar uma grande quantidade de dados do paciente para ajudar na
elaboração de planos de tratamento personalizados. Isso é particularmente útil em ortodontia, onde a IA pode prever a movimentação dos dentes e otimizar o plano de tratamento.

C. Robótica e Cirurgia Guiada por IA:
Em procedimentos cirúrgicos, a IA pode ser utilizada para guiar com precisão as intervenções dentárias. Isso pode incluir a colocação de implantes dentários, onde a precisão é fundamental para o sucesso do procedimento.

D. Gestão de Práticas Dentárias:
A IA também tem aplicações na administração de consultórios dentários, ajudando na otimização de agendamentos, gerenciamento de registros de pacientes e até mesmo na previsão de necessidades futuras de tratamento.

E. Acompanhamentos e Monitoramento Remoto:
A IA permite o desenvolvimento de soluções de teleodentaria, onde os pacientes podem receber avaliações e acompanhamento remoto, o que é particularmente útil em áreas com acesso limitado a serviços dentários

F. Desenvolvimento de Materiais e Técnicas:
A IA pode acelerar a pesquisa e desenvolvimento de novos materiais dentários e técnicas, analisando grandes conjuntos de dados para identificar padrões e possibilidades que talvez não sejam evidentes para pesquisadores humanos.

Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser abordado em um congresso dedicado à AI na Medicina Dentária. A troca de conhecimentos e experiências em um evento como esse pode impulsionar ainda mais inovações, melhorando os cuidados com a saúde oral e a eficiência dos tratamentos dentários.


 Hossam Dawa, Teresa Vieira e Brito e Nuno Jorge

JN - Irão participar vários oradores nacionais e estrangeiros. O 2.º dia terá uma forte participação de Florin Cofar. Pode explicar um pouco a relevância da sua experiência e participação?

TVB - Florin Cofar é um profissional reconhecido no campo da Medicina Dentária, especialmente conhecido por sua experiência em odontologia digital e integração de tecnologias inovadoras, como a Inteligência Artificial (AI), em práticas dentárias.

A relevância da sua experiência e participação em um congresso focado na interseção entre IA e Medicina Dentária pode ser destacada em vários aspectos, seja pela sua proficiência em medicina dentária digital, diagnóstico,planeamento e procedimentos de restauração assistidos por computador.

Partilhará alguns insights sobre como as tecnologias estão a ser utilizadas, assim como sua visão global de como seráo os próximos avanços e caminhos da medicina dentária.

Inegáveis as suas características de pesquisa inovação, que partilhará na sua maneira contagiante e apaixonada , e assim fornecerá ma mistura de conhecimento técnico, aplicação prática, inovação e uma visão global, todos essenciais para entender e explorar o potencial da Inteligência Artificial na Medicina Dentária. Um dia de palco absolutamente merecido.

Mas reconhecer os outros palestrantes, que irão aportar tanto conhecimento como o Florin, em outras àreas e suas aplicações. Com surpresas e novidades, que farão de todos os que participarem, pessoas diferentes, e diferenciadas, sem dúvida

JN - Como surgiu a ideia do evento se realizar em Faro? E quais são os principais destinatários?

TVB - A ideia foi a de descentralizar e aproveitar os recursos que o Algarve, e mais especificamente Faro, nos proporcionam. Em termos logísticos, a grande vantagem de termos a Universidade do Algarve como parceira da CESPU para a organização. O Grande auditório das Gambelas tem todas as condições para oferecer uma óptima opção para congressos.

Tem facilidade de ser uma zona com muita oferta hoteleira e com o Aeroporto Internacional localizado a menos de 10 km do local das conferências. Não é também inocente toda a beleza natural e opções turística que a zona apresenta e que poderão complementar a parte científica do congresso.

Os destinatários são os médicos dentistas, os técnicos de prótese dentária, os higienistas orais, estomatologistas e cirurgiões maxilo-faciais, cientistas, estudantes, pesquisadores académicos.

É também um congresso aberto a todos os interessados seja das áreas da engenharia ou da informática. Todos os que se sintam curiosos e fascinados pelo tema.

O evento, assim, serve como uma plataforma para troca de conhecimentos, networking, e atualização profissional para todos os envolvidos no campo da medicina dentária e tecnologia. E, aproveitando o feriado de 25 abril e prolongando até 1 de maio, umas merecidas férias recheadas a conhecimento, para quem puder, aliadas a um tempo sempre agradável, com óptimas opções de gastronomia e recreio. Todos são bem vindos.

JN - Este evento não surge por acaso certo? Ou seja, há um foco da CESPU no campo da Medicina Dentária Digital, desde logo, com a sua pósgraduação nessa área?

TVB -
Correto, a realização de um evento focado na interseção entre Inteligência Artificial e Medicina Dentária, organizado pela CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), não é uma coincidência, mas sim um reflexo do foco e experiência desta instituição na área da Medicina Dentária Digital.

E podemos explicar através de vários factores que explicam esta conexão, como por exemplo:

1. Programas Acadêmicos Especializados:
A existência de uma pósgraduação em Medicina Dentária Digital na CESPU sugere um forte compromisso da instituição com a educação e inovação nesse campo. Esses programas são indicativos de uma base sólida de conhecimento e pesquisa na área, o que apoia a realização de um evento especializado.

2. Inovação e Pesquisa:
Instituições que oferecem programas avançados em áreas especializadas como a Medicina Dentária Digital geralmente estão envolvidas em pesquisa e inovação relevantes. Isso significa que a CESPU pode estar na vanguarda das novas tecnologias e práticas em odontologia, tornando-a uma plataforma ideal para um congresso sobre o tema.

3. Rede de Profissionais e Especialistas:
Através de seus programas acadêmicos e parcerias, a CESPU provavelmente possui uma rede extensa de profissionais, académicos e especialistas que podem contribuir para um evento desse tipo, tanto como oradores quanto como participantes.

4. Promoção de Inovação na Educação:
A organização de um evento como esse está alinhada com a missão de uma instituição educacional como a CESPU de promover a inovação e o conhecimento contínuo na sua área de especialização.

5. Relevância Prática e Teórica:
O envolvimento em áreas como a Medicina Dentária Digital permite que a CESPU integre conhecimentos teóricos e práticos, o que é essencial para um campo que está em constante evolução devido aos avanços tecnológicos.

Portanto, um evento desse tipo organizado ou associado à CESPU reflete seu envolvimento e expertise na área da Medicina Dentária Digital, servindo como um importante fórum para a discussão de ideias, avanços tecnológicos e práticas inovadoras no campo.


Pode ser consultada mais informação sobre o congresso em https://id2024.pt/.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda