KRKA

«É desta forma que os assistentes operacionais aportam valor aos cuidados de saúde»

Agendado para dia 4 de novembro, o I Encontro de Assistentes Operacionais do Hospital Distrital da Figueira da Foz pretende ir muito além das fronteiras da unidade hospitalar, reunindo profissionais do setor público e privado, dos cuidados primários e cuidados continuados e de estruturas residenciais para idosos, afirma, Susana Filipe, coordenadora da Comissão Organizadora.

De acordo com a enfermeira, toda a equipa envolvida na preparação deste evento partilha da mesma ideia: "Estamos convictos que proporcionando esta experiência de partilha, de troca de experiências, que pretendemos construtiva e alargada a todas as Unidades de Saúde, facilitaremos a criação de redes de contactos e suporte entre os assistentes operacionais".

Uma ideia que remete precisamente para o lema escolhido do Encontro: "Criar pontes nos cuidados de saúde".


Elementos da Comissão Organizadora com a presidente do Conselho de Administração do HDFF: Daniel Simões, Susana Filipe, Rui Romão, Luís Lopes, Ana Raquel Santos, Daniela Joana, Mauro Fagundo e Maria João Semedo

"Estas relações interprofissionais revelaram-se fundamentais"

Para a organização do Encontro, não há qualquer dúvida quanto à importância de promover as relações interprofissionais, entre diferentes Serviços e até entre diferentes instituições, já que "facilita a comunicação e articulação entre si, agilizando processos de cuidados, tendo como grandes beneficiários os nossos utentes".


Rui Romão, técnico diretor dos TSDT e membro da Comissão Organizadora, lembra mesmo que "durante o período tão exigente de pandemia, estas relações interprofissionais revelaram-se fundamentais para ultrapassar os inúmeros imprevistos que foram acontecendo".

Contributo diário dos assistentes operacionais

O evento pretende também ser uma mostra de como o contributo dos assistentes operacionais é crítico para a prestação de cuidados de saúde de excelência. Aliás, "foi com o intuito de valorizar o que diariamente aportamos aos cuidados de saúde que surgiu a iniciativa deste Encontro", salienta Maria João Semedo, assistente operacional e membro da Comissão Organizadora.

Sendo um evento para assistentes operacionais, é de assinalar que em todas as mesas redondas do programa há palestrantes convidados que são assistentes operacionais de áreas de intervenção diversas, mas que são consideradas pelos próprios como "a chave na diferenciação dos cuidados de saúde". É exemplo o Serviço de Pediatria, o Serviço de Esterilização Centralizada, os Serviços Farmacêuticos, o Bloco Operatório.

No entanto, e com o propósito de promover um debate amplo, foram também convidados enfermeiros, Técnicos Superiores de Saúde, médicos e administradores hospitalares, quer como oradores, quer como moderadores.

O objetivo passa por, mantendo sempre o foco nas atividades do assistente operacional, promover o envolvimento de profissionais de outros grupos profissionais "uma vez que desenvolvemos as nossas atividades, integrados numa equipa interdisciplinar".

A constituição da própria Comissão Organizadora reflete essa mesma preocupação com a inclusão e criação de sinergias. Além de assistentes operacionais (Daniel Simões, Luís Lopes, Mauro Fagundo e Maria João Semedo) que compoem a maioria da equipa, fazem ainda parte uma enfermeira (Susana Filipe), o diretor técnico dos TSDT (Rui Romão) e a diretora do Serviço de Gestão Hoteleira (Daniela Joana).



"Desempenhamos atividades diferenciadas que devem ser reconhecidas"

A ideia deste I Encontro surge também pela importância que toda a equipa dá à formação profissional, em especial dos assistentes operacionais, pois constitui "um elemento diferenciador e essencial para o crescimento individual e profissional", sendo sublinhado que "os maiores beneficiários são os utentes, o motivo pelo qual todos existimos e que merecem o nosso melhor todos os dias".

O evento tem o apoio da Associação Nacional de Esterilização e não é naturalmente por acaso. Considerado como "um grande voto de confiança", a Comissão Organizadora recorda que a área de reprocessamento de dispositivos médicos "é crítica para a qualidade e segurança dos cuidados de saúde que hoje podemos oferecer aos nossos utentes".

Quanto ao papel dos  assistentes operacionais, não há qualquer dúvida: "Desempenhamos atividades de elevado rigor técnico, de forma diferenciada e diferenciadora, que devem ser reconhecidas".


"O investimento na valorização dos assistentes operacionais deve ser uma prioridade"


A realização do evento conta com o apoio "muito próximo" do Conselho de Administração do HDFF, através da sua presidente, Ana Raquel Santos, que faz questão de destacar o "papel muito relevante" dos assistentes operacionais, pois "complementam a atividade de prestação de cuidados, quer em serviços clínicos, quer em serviços de apoio e logística, desempenhando as mais diversas funções".

Lembrando que "os assistentes operacionais constituem o segundo maior grupo profissional do HDFF", a responsável salienta que "estão diariamente com os nossos doentes, ouvindo-os, acarinhando-os, e dando-lhes esperança". E sublinha mesmo: "Uma prestação de cuidados mais humanizada não é atingível sem estes profissionais."

E acrescenta: "Ainda que sejam profissionais com pouco protagonismo mediático, as atividades desempenhadas pelos AO são essenciais para o bom e regular funcionamento de um hospital, sendo reconhecidas quer pelos profissionais do Hospital quer pelos doentes."

Em declarações à Just News, dá o exemplo do papel destes profissionais face às IACS, que são "cada vez mais um desafio a controlar em ambiente hospitalar.

Sendo certo que os resultados "apenas são atingidos com o reforço da formação e o compromisso de todos os profissionais", Ana Raquel Santos refere, assim, que "o investimento na valorização dos assistentes operacionais deve ser uma prioridade, porquanto as suas funções têm um elevado impacto em matéria de IACS".


Ana Raquel Santos

Quanto ao seu apoio e envolvimento neste encontro, a responsável manifesta a sua "enorme satisfação" por se associar a um projeto que considera ser "um evento pioneiro, pois irá certamente fomentar o desenvolvimento e diferenciação destes profissionais, reforçando o seu contributo para uma prestação de cuidados com maior qualidade e humanismo".

O programa pode ser consultado aqui. A inscrição pode ser efetuada aqui.




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda