KRKA

Sociedade Portuguesa de Oncologia aposta na formação dos internos e jovens especialistas

A formação representa um dos três pilares do programa da atual Direção da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), a par com a comunicação e a investigação. O anúncio foi feito pela presidente da SPO, Gabriela Sousa, durante o Curso de Introdução à Especialidade de Oncologia, dirigido a internos do 1.º ano da especialidade de Oncologia Médica. No evento, que decorreu no passado sábado, em Coimbra, foram dadas as boas-vindas aos novos internos e as ferramentas necessárias à otimização do seu percurso formativo.





“Seria bom que pudéssemos evoluir, em termos formativos, para uma Academia de Oncologia, onde tivéssemos ações vocacionadas para os cinco anos do internato em módulos formativos integrados, para que fosse fornecida toda a competência teórica aos internos até ao final do internato e que, ao mesmo tempo, fosse uma formação teórica creditada e certificada”, disse a oncologista do IPO de Coimbra, que assumiu a presidência da SPO em março de 2015.

“Queremos colaborar no ensino da Oncologia e, ao mesmo tempo, fomentar também o intercâmbio com outras sociedades científicas e grupos de estudos dedicados à Oncologia”, acrescentou.

Têm sido múltiplas as ações de formação levadas a cabo pela SPO, entre as quais o ensino em áreas paralelas à Oncologia e que contribuem para um melhor desempenho da profissão médica. “Em dezembro terminou o primeiro módulo (de Estatística) do Curso de Epidemiologia e Estatística. E no final de fevereiro arrancou o segundo módulo (em Epidemiologia), feito em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa”, relatou.



A Sociedade está também a iniciar o REACT – Programa de Investigação em Cancro da Próstata que, segundo Gabriela Sousa, “associa a formação com a investigação”. “Vamos ter cinco sessões durante um ano e meio com formação em sala, após o que serão apresentados os trabalhos de investigação e preparado o melhor trabalho para publicação. Este ano será sobre o carcinoma da próstata”, mencionou, adiantando que há uma proposta para iniciar um projeto do mesmo género na área do cancro da mama.

Ainda no âmbito da formação, a SPO realizará este ano mais um curso de emergências em Oncologia (22 de setembro) e suporte avançado de vida (23 e 24 de setembro), assim como, à semelhança do que tem vindo a acontecer, o Curso de Preparação para o Exame Final da Especialidade de Oncologia (em data a definir).


Decorrerá, ainda, de 17 a 19 de novembro, a reunião anual da SPO, que este ano será muito direcionada para as novas tecnologias e sobretudo para a inovação em sistemas organizacionais.

De salientar que, com o objetivo de aproximar as ações de formação às necessidades dos internos e jovens especialistas, e de fomentar o interesse pelas atividades que desenvolve, a SPO criou recentemente o Núcleo de Internos e Jovens Especialistas em Oncologia.



O Curso de Introdução à Especialidade Oncologia, que se realizou no passado sábado, contou com o contributo de vários especialistas da área oncológica, entre os quais Helena Gervásio, presidente do Colégio da Especialidade de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos. Do programa fizeram parte temas como os "Marcos da Oncologia", "Como está estruturado o internato de Oncologia", "Patologias mais frequentes: a importância da História Clínica" ou "Como sobreviver ao internato de Oncologia".







seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda