Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen: a tecnologia ao serviço da Ciência e da Medicina

As faculdades de Medicina das universidades do Porto, Coimbra, Lisboa e a Universidade dos Açores inauguraram esta segunda-feira, em simultâneo, as Salas Educação Virtual Dr. Paul Janssen, um projeto único e pioneiro em Portugal, que permitirá uma maior ligação à rede internacional de investigadores e contribuirá para a excelência da educação médica.



Durante a cerimónia, as instituições estiveram ligadas em rede e contaram, também, com a telepresença de dois jovens investigadores portugueses que se encontram em Londres e Boston.

A partir de Lisboa, Francisco George, diretor-geral da Saúde, afirmou que o trabalho em rede é “absolutamente essencial”. Na sua opinião, “para resolverem problemas graves, os centros de investigação devem estar unidos, trabalhar em rede e partilhar os resultados das suas investigações de forma a acelerar as respostas”.

Observou ainda que, na qualidade de diretor-geral da Saúde, trabalha diariamente em rede com os seus homólogos da União Europeia. “Isto ajuda a resolver imediatamente muitos problemas. É importante que nos unamos e utilizemos as novas tecnologias.”



Fausto Pinto, diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, fez questão de agradecer à Janssen Portugal, que investiu neste projeto, e salientou a importância do mesmo para este centro académico.

“Esta é uma oportunidade para melhorar a comunicação a vários níveis e a comunicação no networking é essencial para melhorar a investigação médica e científica e a educação médica”, indicou, acrescentando ser também muito importante o envolvimento das associações de estudantes neste projeto, isto é, das novas gerações.



Tecnologia ao serviço da Ciência e da Medicina


“A Janssen acredita que só através da colaboração com a academia e os profissionais de saúde, entre outras entidades, conseguirá alcançar os melhores resultados ao nível da investigação e da inovação", afirmou José Antonio Burón, diretor-geral da Janssen Portugal.



O responsável sublinhou que as Salas de Educação Virtual Dr. Paul Janssen são "um bom exemplo de colaboração, pretendendo contribuir para a aproximação entre as universidades portuguesas e a melhor investigação internacional na área da Saúde, Ciência Básica e Investigação Clínica".



Com um investimento a cinco anos que ronda um milhão de euros, a Janssen Portugal pretende colocar a tecnologia ao serviço da Ciência e da Medicina.
As salas dispõem de um inovador sistema de telepresença que possibilita uma experiência intuitiva e realista, dando aos utilizadores a sensação de estarem na mesma sala, apesar da distância real que os separa.

Além da componente tecnológica que se destaca neste projeto, a iniciativa da Janssen inclui também o desenvolvimento de um programa de Educação Científica de vanguarda, com sessões mensais de ligação a centros científicos de excelência nos EUA e na Europa.


A cerimónia contou, também, com a participação dos diretores das faculdades de Medicina das universidades do Porto e Coimbra e da Universidade dos Açores, além de vários outros responsáveis, como o bastonário da Ordem dos Médicos.




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã