KRKA

Programa de combate à obesidade infantil lança campanha «Alimente bem esta família»

Dia 28 de novembro, será apresentada em Lisboa, em conferência de imprensa, a campanha “Alimente bem esta família”. Trata-se de uma iniciativa do Programa MUN-SI, que pretende "oferecer uma resposta interventiva e interativa à problemática da obesidade infantil, procurando a sua prevenção ao nível municipal com base em ações contínuas e sustentáveis".

O lançamento desta campanha contará com a presença de Ana Rito, diretora do programa MUN-SI, João Breda, da Organização Mundial de Saúde,  Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do Ministro da Saúde e Fernando Egídio Reis, secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.

A campanha será apresentada no âmbito do “European Obesity Forum”, evento que se realiza no dia 28 de novembro no Altis Grand Hotel.

Sob a coordenação do Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS) o Programa MUN-SI tem, como objetivo principal, "retardar a progressão da prevalência da pré-obesidade e da obesidade infantil em Portugal envolvendo a comunidade, através de atividades que mobilizem a mesma para uma vida saudável".

O Programa MUN-SI visa também envolver a autarquia na luta contra a obesidade, inserida no Plano Nacional de Saúde, e pretende "ser decisivo nas decisões políticas para a promoção e a incorporação da saúde nas atividades de desenvolvimento comunitário, em particular no que diz respeito aos hábitos alimentares e à promoção de atividade física em todos os planos da comunidade (família, escola, ambiente entre outros)".

O MUN-SI é destinado particularmente a crianças e adolescentes, e respetivas famílias, nos seus espaços comunitários e desenvolve-se através de um programa de intervenção municipal que assenta em dois níveis básicos de intervenção: primária e secundária.

Alimente bem esta família


Com o objetivo de prestar apoio a famílias carenciadas, a campanha “Alimente bem esta família” consiste numa angariação de fundos através de uma linha telefónica (a definir), onde estes donativos reverterão para um programa alimentar individualizado para famílias com crianças abaixo dos 12 anos, de baixo estatuto socioeconómico.

As famílias serão identificadas pelos municípios e o programa consistirá em visitas domiciliárias por um nutricionista que acompanhará cada família, durante 6 meses, numa estratégia de mudança de estilo de vida mais saudável.

As ações incluem: avaliação do estado nutricional; aconselhamento individual e intervenção em malnutrição (obesidade e desnutrição); planificação de dieta alimentar para toda a família; idas ao supermercado para orientação na aquisição de produtos alimentares saudáveis de acordo com o rendimento familiar; e participação em workshops de cozinha saudável com Chefs locais.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda