KRKA

Presidente da APMGF destaca trabalho do GRESP no âmbito das doenças respiratórias

“Os grupos de estudos da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) são o ‘pulmão’ da Associação”, afirmou o seu presidente, Rui Nogueira, na cerimónia de encerramento das 3.as Jornadas do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da APMGF, enaltecendo o trabalho que o GRESP tem vindo a desenvolver na área das doenças respiratórias.



O presidente da APMGF lembrou que as doenças respiratórias são muito prevalentes na nossa sociedade e, com o envelhecimento da população, a tendência é que venham a ser ainda mais, havendo, por isso, “um grande trabalho a fazer”.

Rui Nogueira aproveitou a ocasião para agradecer ao GRESP o esforço que tem feito e o “trabalho apegado” que tem desenvolvido na área das doenças respiratórias e manifestou a disponibilidade da APMGF para ajudar naquilo que for possível, desenvolvendo “todos os esforços" nesse sentido.

Segundo aquele responsável, a APMGF está muito empenhada no desenvolvimento de parcerias com sociedades científicas “amigas” nas áreas em que se envolve, como acontece já na área das doenças respiratórias com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).



“É importante estarmos unidos dentro do seio da Associação, mas também na relação com outras sociedades nacionais e no plano internacional, como é bem evidente na liderança do Prof. Doutor Jaime Correia de Sousa, que foi eleito presidente do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG) ”, frisou.

Ao usar da palavra, Jaime Correia de Sousa, outro dos intervenientes desta sessão, falou sobre a 9.ª Conferência Mundial do IPCRG, que terá lugar em Portugal em 2018.

Por seu lado, Enrique Mascarós Balaguer, presidente da Sociedad de Respiratorio en Atención Primaria (GRAP), homónima do GRESP em Espanha, apresentou o organismo que dirige.

Paula Pinto, secretária-geral da SPP, e João Fonseca, secretário-geral da SPAIC, falaram sobre a relação estabelecida entre as sociedades que representam e o GRESP.



Por fim, Rui Costa, coordenador do GRESP, manifestou a sua satisfação pelo sucesso do evento, que contou com mais de 400 participantes, tendo assim triplicado o número de profissionais que estiveram presentes nas últimas Jornadas, em 2014.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda