KRKA

Jorge Cotter recebe Prémio Nacional de Medicina Interna 2023

A figura distinguida nesta 29.ª edição do CNMI é Jorge Cotter. O internista, que é diretor do Serviço de MI do Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães desde 2004, recebeu o Prémio Nacional de Medicina Interna 2023, em reconhecimento pela marca que deixa a nível nacional.

Foi com emoção que Jorge Cotter, de 66 anos, recebeu este Prémio das mãos de Lèlita Santos, presidente da SPMI, começando por referir a sua extensão a todos os colegas que com ele trabalharam nos últimos 35 anos, desde que é internista, e que “comungam a filosofia comum de uma forma de ser e de estar na MI”.

Deixou um agradecimento especial a Diana Sarmento, Glória Alves e Pedro Cunha, os seus “braços direitos” nos últimos 20 anos, aos seus mestres e aos que mais o influenciaram.


Lèlita Santos, Jorge Cotter e Pedro Guimarães Cunha

Com 35 anos enquanto especialista e 43 como médico, deixou claro que a visão que tem da MI do futuro assentará “naquilo que se queira que ela seja, mas sempre alicerçada num programa de formação que estará chancelado pelo Colégio da Especialidade e pelo Conselho Nacional Executivo da OM”.

Tais estruturas “balizarão até onde se poderá ir, seja no estudo, na investigação ou na prática médica”. Jorge Cotter afirmou ser necessário salvaguardar dois pontos essenciais:

“A liberdade na área do diagnóstico, quer no que possamos fazer, isto é, atos técnicos, quer no que possamos pedir, sem limitações, porque a arte do diagnóstico é, por excelência, um apanágio da MI; e a liberdade de prescrição, pois, embora futuramente possam existir regras e condicionalismos, nunca poderão deixar de fora os internistas”.



Finalizou o seu discurso muito emocionado, agradecendo aos seus pais, “pela formação, o amor e o sentido da vida que incutiram” e referindo que durante toda a sua vida de entrega à Medicina pressupôs uma forma de estar e um conjunto de sacrifícios” assumidos por quem o rodeia. E notou nunca ter havido “queixas ou lamúrias” e terem entendido “como família que era assim que tinha de ser”.

Pedro Guimarães Cunha, a quem coube apresentar o homenageado,  usou da palavra para agradecer o facto de a SPMI ter permitido “prestar respeito e fazer uma homenagem merecida a quem ao longo dos últimos 30 anos tem oferecido tanto, de forma tão desinteressada e com tanta persistência”.

O presidente do Colégio da Especialidade de MI da OM e internista do Serviço dirigido por Jorge Cotter ressalvou que “a dimensão do homem interessa e agrada bastante mais do que a dimensão do médico”. Distinguiu “o seu percurso académico e técnico e ainda aquilo que providenciou a um Serviço de MI e que pode ter contagiado também outros serviços”.



A notícia pode ser lida no jornal oficial do 29.º Congresso Nacional de Medicina Interna, editado pela Just News.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda