Cepheid Talks

NEDM alerta para uma das principais consequências da diabetes: a doença renal

Para sensibilizar a população para a importância de prevenir a diabetes e as suas complicações, nomeadamente a nível renal, foi distribuído, no último fim de semana, um jornal informativo gratuito em 25 hipermercados Jumbo, de Norte a Sul do país. A iniciativa teve o apoio do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e do próprio Grupo Auchan (Jumbo), com o patrocínio da Boehringer Ingelheim e da Lilly.



Segundo Álvaro Coelho, coordenador do NEDM, a melhor forma de combater a diabetes é através da promoção de um estilo de vida saudável. Medidas como uma boa alimentação, a prática de atividade física ou a diminuição do stress são ótimas aliadas na luta contra a diabetes.

Além disso, a promoção de medidas conjuntas de combate à obesidade e à hipertensão (dois dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes) e a diminuição do tabagismo também são importantes para reduzir a morbimortalidade associada à doença e contribuir para baixar a prevalência de outras patologias.

A complicação renal – nefropatia diabética -- é um dos principais problemas da diabetes, atingindo 20-25% de diabéticos tipo 2. Por este motivo, Estevão Pape, internista do Hospital Garcia de Orta, em Almada, defende que este problema deve ser “cada vez mais colocado num patamar alto de preocupação”.

“Todos temos o dever de prevenir e envolver cada vez mais os próprios diabéticos no controlo simultâneo da hipertensão arterial, da dislipidemia e da diabetes. Sem o seu controlo atempado, nunca será possível atrasar ou limitar a doença renal na diabetes”, conclui o médico.



Distribuído gratuitamente aos clientes dos hipermercados Jumbo, de norte a sul do país, o Jornal da Diabetes pretende ser mais um contributo no sentido de informar e sensibilizar a população para uma doença que afeta mais de um milhão de pessoas em Portugal. 


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda