Modelo USF reforça conceito de trabalho em equipa

Fazendo referência ao tema central do 32.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) – “Pensar positivo e trabalhar em equipa” - e à palestra que versou sobre o mesmo, João Rodrigues, médico de família e presidente da Comissão Organizadora do 7.º Encontro Nacional das USF, afirmou à Just News, que além de uma atualização científica é também importante saber como desenvolver as suas potencialidades e como reforçar o trabalho de equipa.



“O reforço organizacional do trabalho em equipa foi conquistado há cerca de 10 anos com as unidades de saúde familiar e com as unidades de cuidados personalizados e, neste momento, é importante voltar a discutir como podemos melhorar, aperfeiçoar e dar continuidade a um modelo que, obviamente, é a base do desenvolvimento para que os utentes tenham melhores cuidados”, observa.



Na sua ótica, as USF são constituídas por profissionais que “têm a obrigação” de encontrar soluções para os seus problemas e de estarem preparados para melhoria contínua. “A positividade existente numa equipa de trabalho, que tem de evoluir permanentemente, é muito importante.”

João Rodrigues considera que o programa da 32.ª edição do Encontro Nacional da APMGF é “excelente” e tem um elevado nível que “pode ajudar a melhorar o trabalho dos médicos de família nas USF”.

Para terminar, o nosso entrevistado comenta, ainda, que a relação entre a APMGF e a USF-AN é muito boa, de cooperação e de mútuo encontro permanente.




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda