Melhor comunicação entre MGF e Cardiologia de Intervenção permite uma referenciação direta

Até dia 29 de novembro decorre, na Figueira da Foz, a 6ª Reunião Anual da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC). Eduardo Infante Oliveira, presidente da Comissão Científica do evento, defende que a MGF tem um papel determinante na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento do doente cardiovascular. 

Em declarações à Just News, o cardiologista de Intervenção no Centro Hospitalar Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria e secretário-geral da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) explica que "os doentes tinham de dar muitos passos entre a MGF e a Cardiologia de Intervenção (CI) e que, neste momento, estamos a estreitar essas relações".

Na sua opinião, "se a comunicação entre as duas especialidades for mais simples e célere, mais doentes serão tratados atempadamente e terão acesso às terapias corretas”-

O especialista nota ainda que a CI dispõe de um vasto leque de soluções para patologias muito diversas e que, até há pouco tempo, não era fácil para o médico de família referenciar diretamente para a Hemodinâmica, tendo o doente de passar obrigatoriamente por uma consulta de Cardiologia Geral, onde era realizada a triagem.

“Atualmente, essa abordagem está a ser alterada. Muitos laboratórios nacionais de Hemodinâmica estão a organizar reuniões com a MGF da sua área geográfica, exatamente para construir uma relação funcional de referenciação direta”, avança.



Eduardo Infante de Oliveira frisa que se tem verificado uma célere e significativa evolução na área da CI: “Há hoje um grande número de intervenções percutâneas além da intervenção coronária. A doença valvular, a hipertensão arterial resistente e a profilaxia do AVC são novas áreas cujo sucesso depende da adequada referenciação."

Acrescenta ainda que a MGF "cuida de grande parte da população candidata a estas novas técnicas. Com divulgação adequada e construção de um eficaz canal de comunicação, será possível simplificar o processo de referenciação.”



Podem ser consultadas mais fotos da 6ª Reunião Anual da APIC aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda