KRKA

Medicina Interna: Armando Carvalho nomeado responsável pela Rede de Referenciação Hospitalar

Armando Carvalho, presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos e membro dos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), é o responsável pela elaboração da Rede de Referenciação Hospitalar na especialidade de Medicina Interna (MI). O internista foi designado pelo secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

Em declarações à Just News, Armando Carvalho refere que a proposta para a elaboração da Rede de Referenciação terá como base um documento de 2008 produzido por uma comissão composta por especialistas em Medicina Interna (alguns dos quais integram o grupo de trabalho atual) e outros profissionais de saúde designados pela Administração Central do Sistema de Saúde.

No documento, que mais tarde será submetido a aprovação, pretende-se traçar um retrato atual da Medicina Interna a nível nacional e clarificar qual a missão da especialidade no âmbito do sistema de saúde. Questões como a necessidade de cuidados nesta área e a forma como a MI se deve articular no Serviço Nacional de Saúde também deverão ser abordadas, sendo ”necessário fazer uma atualização relativamente à tipologia atual dos hospitais e à articulação dos hospitais com os centros de saúde”.



“Sendo a Medicina Interna uma especialidade abrangente, é importante saber como nos articulamos entre hospitais e se a Medicina Interna deve ser exatamente igual em todos os hospitais", afirma Armando Carvalho.

Por outro lado, sublinha que, "como acabamos por lidar com todo o tipo de patologia, convém que fique claro que não cabe ao internista um mero papel de orientação, ficando apenas com os doentes não assumidos pelas outras especialidades, mas devemos ter um papel determinante no estudo de quase todos os doentes, assumindo também algumas competências que possam fazer parte de redes definidas para outras áreas".

Segundo Armando Carvalho, nestes últimos anos, houve mudanças na especialidade, sendo de destacar a criação de competências e subespecialidades, ou mesmo de novas especialidades, como é o caso da Medicina Intensiva, criada recentemente.

Terá lugar amanhã uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde com os responsáveis das Redes de Referenciação Hospitalar das diversas especialidades que se centrará nesta matéria.





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda