KRKA

Lema do Congresso de Medicina Interna evoca posição nuclear dos internistas

Num mundo em constante evolução, a especialidade quer afirmar-se como a base de funcionamento dos hospitais. A palavra Elos, que é a imagem e o lema do XXI Congresso Nacional de Medicina Interna, evoca a posição nuclear dos internistas, sublinhou Luís Campos na cerimónia de abertura de um evento que ultrapassou todas as expectativas, em termos de participação.

“Isto é uma demonstração da vitalidade da Medicina Interna e é, ao mesmo tempo, o resultado da dedicação de muitos pioneiros, alguns aqui presentes, que, ao longo dos anos, têm trabalhado em prol da afirmação da nossa especialidade. É o resultado da capacidade, da competência e da abnegação de todos os internistas”, afirmou o presidente do Congresso.



Explicou que a escolha do tema “Os Elos da Medicina Interna” evoca justamente a posição nuclear que os internistas têm nos hospitais, enquanto especialidade que coordena e articula a intervenção das outras. “Evoca ainda as outras profissões que integram as equipas multidisciplinares dos nossos serviços e que são tão importantes para que os nossos doentes se sintam bem tratados”, disse.

Não só são importantes para alicerçar a clínica hospitalar como para fortalecer o próprio sistema de Saúde, argumentou, por seu lado, Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SPMI. Na sua opinião, a especialidade tem sabido vencer as adversidades e minimizar os constrangimentos do SNS e não deve ver nas subespecialidades um risco de enfraquecimento.

 

Especialidade rejuvenescida e com uma visão holística

“A versatilidade e a capacidade de adaptação do internista faz com que tenha futuro. É uma especialidade rejuvenescida e com uma visão holística”, garantiu.

Sem negar a existência de carências na Saúde, Fernando Leal da Costa, secretário de Estado da Saúde, apelou aos médicos para que “não alinhem na desvalorização dos indicadores de Saúde” e prometeu mudanças que incentivem a investigação e a ciência. Revelou que o apoio já faz parte da Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde, criando financiamento direto para os programas de investigação.

Na cerimónia de abertura do Congresso, estiveram ainda presentes o bastonário da OM e o presidente da CM de Loulé, concelho que acolhe o evento.





Podem ser consultadas mais fotos do Congresso aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda