Lançamento do livro «Uma História das Farmácias» celebra 40 anos da ANF

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) celebrou, no passado dia 15 de outubro, 40 anos de existência, assinalando a data com uma homenagem a António Arnaut, considerado o “pai” do SNS, e ao farmacêutico João Almiro, por uma vida dedicada a pessoas numa situação social fragilizada.



As duas personalidades receberam as insígnias da ANF numa cerimónia que decorreu no Convento do Beato, em Lisboa. Na ocasião, João Almiro, fundador do laboratório farmacêutico Labesfal e que, ao longo da sua vida, criou e financiou instituições de cariz social, expressou o seu agradecimento pelo apoio financeiro que recebeu dos seus colegas farmacêuticos para estes projetos. “Foi o vosso apoio que me ajudou e me alentou”, afirmou.

Já António Arnaut, que sempre distinguiu as farmácias de oficina e os farmacêuticos como intervenientes positivos na área dos cuidados de saúde, sublinhou que “a função farmacêutica é uma arte e não um negócio” e que “a farmácia é um estabelecimento de saúde e não um estabelecimento comercial”.



A apresentação do livro evocativo do 40.º aniversário da organização, Uma História das Farmácias, da autoria dos jornalistas Carina Machado e Paulo Martins, constituiu outro dos pontos altos das celebrações. Ladeado pelos autores desta obra, João Cordeiro, o líder histórico da ANF, contou alguns episódios significativos deste longo percurso, plasmado no livro. “Se todos os setores, incluindo a área política, seguissem o nosso exemplo, penso que teríamos um país muito diferente", manifestou.

















Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda