KRKA

João Gorjão Clara defende que a Geriatria é uma competência transversal no setor da saúde

“A Geriatria é transversal e todos os profissionais de saúde têm o dever ético de aprender mais sobre as particularidades dos idosos”, afirmou João Gorjão Clara, coordenador do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (GERMI), na sessão de abertura da primeira reunião promovida por este núcleo.

A investir nesta área há vários anos, João Gorjão Clara realçou a importância deste evento, que reúne pessoas de várias especialidades, “porque todos os profissionais veem idosos e precisam conhecer as particularidades das idades mais avançadas”.

O responsável agradeceu “o apoio do Ministério da Saúde e da Ordem dos Médicos. “O Sr. Bastonário não pode estar presente, mas enviou um e-mail, relembrando a importância da aposta na área geriátrica e como se sente satisfeito por ter sido no seu mandato que se reconheceu a Geriatria como uma competência.”



Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SPMI, relembrou, por sua vez, que a sociedade portuguesa precisa reconhecer a importância desta competência da saúde para melhorar a qualidade de vida da população idosa e evitar determinados problemas. E dá um exemplo: “Uma das consequências de não existir uma adaptação às particularidades dos doentes geriátricos foi o caso recente das urgências hospitalares.”

Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, garantiu que os especialistas na área podem contar com o apoio do Ministério da Saúde “para darem a melhor qualidade de vida aos mais idosos”. O governante acrescentou ainda que “se deve apostar na formação dos recursos humanos em saúde, mas também em estruturas que permitam cuidados diferenciados a estes doentes”.  



A sessão de abertura contou ainda com a presença de Polybio Serra e Silva, Gomes Ermida, Nuno Canova Xavier, Sofia Duque e Heidi Gruner.



Podem ser consultadas mais fotos da reunião aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda