KRKA

Já pode ser visitada a exposição «Sorrisos de Criança», patente na Casa Museu Bissaya Barreto, em Coimbra

No dia do 25.º aniversário da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança pela ONU, assinalado no dia 20 de novembro, foi inaugurada a exposição “Sorrisos de Criança: na obra social de Bissaya Barreto”.

A exposição pode ser visitada na Casa Museu Bissaya Barreto, de 20 de novembro a 19 de dezembro, e nela se se recorda o trabalho pioneiro levado a cabo por Bissaya Barreto na defesa dos direitos das crianças, marcado pela criação de uma rede de estabelecimentos, "sem paralelo em toda a região centro", recorda a Fundação Bissaya Barreto, em comunicado.
 
A mostra expõe retratos de crianças que frequentaram diversas instituições de assistência e educação infantil criadas por Bissaya Barreto e materiais lúdicos e pedagógicos que são espólio das conhecidas Casas da Criança.

Bissaya Barreto e a defesa dos direitos das crianças

Passaram 83 anos sobre a criação do Centro de Protecção e Defesa da Criança, localizado na Praça da República, e do seu Ninho dos Pequenitos, instituição com que Bissaya Barreto abriria caminho à construção de um conjunto vasto de outros estabelecimentos destinados à criança (Casas da Criança, Colónias de Férias, Preventórios, Institutos de educação especial para surdos e invisuais, entre outros). A posterior construção do Complexo Materno Infantil, na Quinta da Rainha, fez nascer um conjunto ímpar de estabelecimentos e serviços integrados no campo da assistência e educação infantil (um centro de puericultura, uma maternidade com consultas externas de obstetrícia e pediatria, uma creche, um parque infantil, o ninho dos pequenitos).


Numa das fachadas do edifício da Maternidade, inaugurada em 1963, Bissaya Barreto fez exibir os Direitos da Criança, em painel de azulejos, trabalho que encomendou à Fábrica Aleluia, em 1958. Mas já em 1946, um texto com os Direitos da Criança fora por si mandado pintar numa das paredes do edifício do Instituto Maternal, à Sé Velha.


Será em 1959 que a Declaração dos Direitos da Criança é adotada por unanimidade na Assembleia Geral das Nações Unidas a 20 de Novembro, mas o texto não é ainda de cumprimento obrigatório para os Estados-membros. Em 1989 é finalmente adotada por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Assembleia Geral da ONU e aberta à subscrição e ratificação pelos Estados. Até hoje, foi ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.


Grupo de crianças do Ninho dos Pequenitos

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda