KRKA

Internista Álvaro de Carvalho lamenta «falta de humanismo» em atos médicos

“A desumanização dos atos médicos é chocante, falta equilíbrio na relação entre a inovação e a comunicação com o doente.” A reflexão é de Álvaro de Carvalho, internista aposentado e ex-presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO), que foi presidente de honra e alvo de homenagem nos “Encontros de Medicina Interna 2015”, reunião promovida pelo Serviço de Medicina Interna do HGO.



Álvaro de Carvalho falou sobre “A evolução da Medicina”, na conferência de abertura do evento, e realçou a falta de humanismo que “leva a que os doentes sejam vistos por vários especialistas, que acabam por ter de olhar mais para o computador do que para a pessoa”. É assim necessário existir uma “relação equilibrada entre as novas tecnologias e o contacto pessoal com os doentes, que se sentem cada vez mais desamparados e desorientados”.



O especialista observou ainda que “há muitas pessoas sem médico assistente, que se sentem confusas e que chegam a tomar três medicamentos, de marcas distintas, com substâncias ativas iguais”. Uma situação “delicada, que provoca efeitos iatrogénicos, principalmente nos mais idosos”.

Álvaro de Carvalho apontou ainda a importância da Medicina Interna e da Medicina Geral e Familiar, que “devem ser o principal apoio nos cuidados hospitalares e nos cuidados de saúde primários, respetivamente”.

O homenageado inaugurou e fundou o Serviço de Medicina Interna do HGO, além de ter sido presidente do Conselho de Administração do hospital entre 2002 e 2008. Atualmente, está aposentado, mas ainda exerce Medicina e dedica-se à Fundação Álvaro de Carvalho, cuja missão é apoiar as zonas periféricas e do interior do país que carecem de cuidados de saúde.



Muitos foram os colegas e amigos que estiveram presentes na homenagem, nomeadamente o internista Barros Veloso, que afirmou à Just News: “O Álvaro é um grande amigo, de grande lealdade e inteligência, que muito fez pela Medicina Interna.”



Na mesa de abertura estiveram presentes Francisca Delerue, diretora do Serviço de Medicina Interna do HGO e presidente do evento, Daniel Ferro, presidente do Conselho de Administração do HGO, Paula Breia, diretora clínica do HGO, e Maria da Luz Pereira, presidente do CA do ACES Almada/Seixal.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda