KRKA

II Congresso Nacional de Distribuição Farmacêutica tem início esta quarta-feira

É já esta quarta-feira que o Lagoas Park, em Oeiras, recebe o II Congresso Nacional de Distribuição Farmacêutica. A iniciativa, promovida pela Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA), permitirá o debate de temas como a regulamentação das atividades de distribuição e a sustentabilidade da cadeia de valor do medicamento.

De acordo com Nuno Flora, presidente da ADIFA, este “será um momento importante para todos os stakeholders da área farmacêutica, em especial para os distribuidores farmacêuticos de serviço completo, que são o elo vital no circuito do medicamento e que asseguram diariamente o fornecimento atempado e seguro de medicamentos e outros produtos de saúde às farmácias em qualquer localização geográfica no nosso país".

E acrescenta: "Numa altura em que o tema do acesso aos medicamentos continua a estar presente nos media diariamente, é fundamental para os distribuidores refletirem sobre o seu papel na cadeia do medicamento e perceber como podem fazer parte das soluções que melhor sirvam a população."

Com o mote ‘Distribuímos Saúde’, a ADIFA pretende reunir os principais stakeholders do setor farmacêutico neste evento profissional, com o intuito de "dar palco à reflexão e à discussão sobre questões estratégicas e prioritárias para a distribuição farmacêutica e o acesso a medicamentos de saúde em Portugal".



Programas de dispensa de medicamentos

A defesa da transição de determinados medicamentos, que atualmente são exclusivamente dispensados em meio hospitalar, para as farmácias comunitárias, tem sido uma das suas prioridades da ADIFA.

Em julho, foi aprovado, na generalidade, o decreto-lei que estabelece o regime de dispensa em proximidade de medicamentos prescritos para ambulatório hospitalar e Nuno Flora reforça que “é resultado dos esforços que temos vindo a fazer para demonstrar os benefícios da implementação destes programas de dispensa para as unidades hospitalares e para os doentes e seus cuidadores”.

O objetivo é que este e outros temas sejam abordados no Congresso de quarta-feira, na presença do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, entre outros oradores de relevância para o setor farmacêutico.

“Importa, ainda, posicionar os distribuidores de serviço completo como parte integrante e um elemento decisivo na implementação de medidas que protegem a saúde dos doentes", refere o presidente da ADIFA.

Na sua opinião, "a pandemia demonstrou o papel crucial da distribuição farmacêutica, tal como a atual campanha de vacinação sazonal Outono-Inverno 2023-2024".

Porém, sublinha, "continua a ser necessário assegurar a qualidade de prestação de cuidados, assim como a eficiência, eficácia e segurança do circuito do medicamento, contribuindo para uma melhor gestão da terapêutica do doente e, consequentemente, melhores resultados em saúde".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda