KRKA

Hospital Fernando Fonseca dá início à construção da nova unidade de internamento de Psiquiatria

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) acaba de anunciar a construção de uma nova ala de internamento destinada ao Serviço de Psiquiatria. O investimento ascende a 3,5 milhões de euros e permitirá "aumentar a capacidade de internamento das atuais 30 camas para 53 camas".

Uma obra que vai "fazer a diferença no futuro de muitas gerações”

“Depois de este Hospital ter respondido de forma exemplar a uma pandemia, vemos o investimento em Saúde Mental no SNS como uma verdadeira oportunidade. Promover a saúde mental é promover a saúde em geral”, afirma Joana Chêdas, presidente do Conselho de Administração do HFF.

“A pandemia pôs no radar o tema da saúde mental. Nunca como hoje se falou tanto de saúde mental, em todas as idades e estratos sociais. O SNS tem novas metas e no HFF este investimento e reforço de meios vai permitir-nos chegar muito mais longe e continuar a fazer a diferença no futuro de muitas gerações”, conclui a responsável.

A obra tem prazo de conclusão estimado para o final de 2023 e vai permitir ao HFF passar a dar resposta a toda a população do concelho de Sintra, a qual é atualmente, no domínio da Saúde Mental, maioritariamente assegurada pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e pelo Hospital D. Estefânia.

A aposta do HFF ao nível das infraestruturas dedicadas à Saúde Mental vai ser acompanhada por "um reforço muito significativo de contratação de profissionais de saúde", adianta a unidade hospitalar. Serão, assim contratados nomeadamente médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes operacionais, terapeutas ocupacionais, entre outros.



A nova ala de internamento vai permitir aumentar em mais 23 camas a capacidade de internamento atual do Serviço de Psiquiatria do HFF. Este aumento da capacidade é particularmente importante, porque a instituição não é o hospital de referência para a especialidade de Psiquiatria e Pedopsiquiatria para a totalidade da população do concelho de Sintra.

O reforço da infraestrutura será necessariamente acompanhado por um reforço dos recursos humanos. Tendo em conta a nova unidade de internamento, as equipas de ligação e a Pedopsiquiatria, está prevista a contratação onze médicos psiquiatras, vinte e cinco enfermeiros, dez assistentes operacionais, quatro assistentes técnicos, dois terapeutas ocupacionais, três técnicas de serviço social e dois psicomotricistas.

Com esta obra e com os recursos humanos necessários, todos os cuidados passam a estar assegurados para os concelhos da Amadora e de Sintra numa lógica de proximidade. Assim, o HFF, que é o hospital de referência da população dos referidos concelhos, reforça a sua capacidade assistencial à comunidade.

O trabalho desenvolvido pelo HFF na área da Saúde Mental diferencia-se também no âmbito da saúde de proximidade e pretende-se a constituição de duas equipas comunitárias de intervenção de adultos. Também para estas equipas está prevista a alocação dos meios humanos necessários.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda