Guimarães recebeu jornadas ibéricas de formação em Gastrenterologia

Cerca de 150 jovens médicos e internos de Portugal e Espanha, das especialidades de Gastrenterologia, Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna, reuniram-se em Guimarães para mais umas jornadas ibéricas de formação em Gastrenterologia.

Os temas apresentados e debatidos na jornada incidiram, nomeadamente, na atual gestão da doença do refluxo gastresofágico (com José Berkeley Cotter, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e chefe do Serviço de Gastrenterologia do CH do Alto Alve, em Guimarães), hepatite crónica na mulher grávida (Maria José Devesa, do Serviço do Sistema Digestivo do Hospital Clínico San Carlos, de Madrid), intolerância à lactose (Henrique Rey Díaz Rúbio, chefe do Serviço do Sistema Digestivo do mesmo hospital) e exercício físico e regulação funcional da composição ao nível dos tecidos (Luís Bettencourt Sardinha, professor e diretor do Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa).

A alimentação e saúde, com ênfase nos novos guias alimentares, assim como a hidratação e educação física, estiveram igualmente em destaque com as intervenções do presidente do Comité Científico da Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária, Javier Aranceta Bartrina, e do diretor de Saúde e Nutrição da Coca-Cola Ibéria, Rafael Urrialde de Andrés.



Esta foi a primeira vez que o evento se realizou em Portugal. José Berkeley Cotter, codiretor  das Jornadas e seu anfitrião, sublinhou que o evento já se tornou um "clássico anual no âmbito da patologia gastrenterológica". Tem a particularidade de "não só abordar assuntos correntes e eminentemente práticos, mas também questões que raramente são discutidas em jornadas científicas de Gastrenterologia, nomeadamente relacionadas  com a hidratação, a alimentação e a atividade física, extraordinariamente importantes, mas que não são tão valorizadas quanto deveriam ser".

Número recorde de comunicações livres na Semana Digestiva 2015

O especialista, que irá presidir à Semana Digestiva 2015, entre 10 e 13 de junho, no Centro de Congressos de Alfândega, no Porto, salientou igualmente as oportunidades de formação desta reunião magna da Gastrenterologia nacional e internacional. "O número de trabalhos submetidos foi superior a 540 , o que revela não só a pujança científica dos serviços de Gastrenterologia portugueses, mas também o interesse e a qualidade da investigação que se faz neste momento em Portugal", revelou.

Na sua perspetiva, "é um desafio, também para especialidades como a Medicina Geral e Familiar, a presença e a atualização que podem ter numa reunião deste cariz, onde existe uma enorme opção de escolha relativamente a sessões e temas  que lhes interessem mais diretamente".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda