Debate sobre a inovação e modernidade no tratamento das doenças vasculares

Está a decorrer, ao longo dos dias 11 e 12 de dezembro, a 6ª edição do Lisbon Vascular Forum. O evento, promovido pelo Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Maria (HSM) e pelo Instituto Cardiovascular de Lisboa (ICVL), tem como objetivos "proporcionar uma avaliação crítica do desenvolvimento da intervenção vascular, apreciar os resultados atuais e definir novas perspetivas para o futuro".



José Fernandes e Fernandes, diretor do Serviço de Cirurgia Vascular do HSM e diretor do ICVL, explica que foi "retomada a tradição de manter em dezembro – e vem desde 1987 – uma reunião científica internacional para discussão e troca de experiências sobre o que há de inovação e modernidade no tratamento das doenças vasculares".



Relativamente aos temas que estão a ser debatidos ao longo destes dois dias, o presidente da Comissão Organizadora do 6th Lisbon Vascular Forum afirma: "Da isquemia crítica à luta constante para tentar diminuir o número de amputações major na nossa população, com especial ênfase nos diabéticos, à discussão da inovação terapêutica no tratamento da doença venosa e da cirurgia da doença cerebrovascular para prevenção do AVC, haverá certamente uma discussão viva e empenhada com os nossos colegas internacionais".



Salienta ainda que "uma parte substancial" do dia de amanhã "será dedicada ao problema das doenças da aorta e às novas modalidades terapêuticas que mudaram a nossa estratégia e permitiram tratar com mais segurança e excelentes resultados um maior número de doentes".



“A presença, este ano, da MGF reforça o compromisso entre a Cirurgia Vascular e a MGF, para que os tratamentos sejam cada vez mais integrados", afirma José Fernandes e Fernandes. O primeiro dia do programa começou, aliás, com uma sessão conjunta com o ACES Lisboa Norte.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda