KRKA

eUNLOCK: programa informático permite avaliar as doenças respiratórias crónicas em Portugal

Um grupo de investigadores do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, coordenado por Jaime Correia de Sousa, docente da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho e presidente eleito do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG), desenvolveu um programa informático inovador: eUNLOCK.

Esta plataforma informática, que conta com a parceria do IPCRG e do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (GRESP/APMGF), visa avaliar as doenças respiratórias crónicas em Portugal, em particular a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), durante a próxima década.

Adotando o mesmo nome do projeto que lhe deu origem – UNLOCK (Uncovering and Noting Long-term Outcomes in COPD and asthma to enhance Knowledge) –, que já tem vários anos, o eUNLOCK resulta da colaboração internacional entre médicos investigadores dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) na coordenação e partilha de bases de dados que envolvem variáveis relevantes no diagnóstico e seguimento da DPOC e asma.

Em entrevista à Just News, Jaime Correia de Sousa explica que, inicialmente, apenas três países tiveram a possibilidade de extrair os dados diretamente das bases de dados, com as devidas autorizações das Comissões de Ética. “Quando outros países resolveram participar no estudo, nomeadamente Portugal, chegou-se à conclusão de que não existiam nos programas informáticos utilizados os dados de gestão da DPOC e da asma que permitissem fazer essa extração de dados”, relata.

Neste contexto, decidiu-se construir uma plataforma informática em que os médicos de família, tendo em conta as recomendações técnicas para a gestão da DPOC e da asma, possam anotar, de forma estruturada, a informação clínica relevante para a gestão clínica e, simultaneamente, extraí-la para a investigação.

O programa foi criado por uma equipa de docentes da ECS/investigadores do ICVS que, além de Jaime Correia de Sousa, é constituída por Ana Quelhas, Luís Silva, Pedro Fonte e Pedro Teixeira.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda