Estudo sobre risco cardiovascular arranca dia 8 de abril no Algarve
Está a decorrer um estudo, intitulado e_COR, cujo objetivo é a determinação da prevalência dos principais fatores de risco cardiovascular na população portuguesa. Depois da região de Lisboa, Centro e Norte, o estudo vai agora analisar a população na zona do Algarve.
A iniciativa é do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Grupo de Investigação Cardiovascular da Unidade de I&D, do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis. O objetivo é que sirva como um valioso contributo "para obter conhecimento cientifico que ajude à tomada de decisão em saúde pública, nomeadamente para melhor definir estratégias na área da prevenção cardiovascular"
O conhecimento da prevalência dos fatores de risco cardiovascular da população portuguesa, para Mafalda Bourbon, investigadora responsável pelo estudo, “quer sejam de ordem social, clínica, bioquímica ou genética, revela-se de grande importância para a prevenção das doenças cardiovasculares e promoção da saúde no nosso País, permitindo também a identificação precoce de situações que requerem acompanhamento médico”.
Na região do Algarve serão estudados 340 residentes inscritos nos centros de saúde de Faro, Olhão, Portimão e Silves.
Podem ser consultadas mais informações sobre o estudo e_COR aqui.
Contactos:
Departamento Promoção da Saúde e Doenças Não Transmissíveis
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Tel.: (+351) 217 508 130/ 217 508 126
Fax: (351) 217 526 400
mafalda.bourbon@insa.min-saude.pt