Espinho volta a receber o Congresso Português de Ginecologia

40 anos após a criação da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), o Hotel Solverde, em Espinho, volta a acolher, de 4 a 6 de junho, o Congresso Português de Ginecologia, local onde se realizaram as primeiras edições do evento. Além da comemoração do aniversário, Fernanda Águas, presidente da SPG, adianta que serão abordados os temas mais atuais dentro das quatro secções que integram a sociedade.

Questionada sobre as temáticas que estarão em debate no congresso, Fernanda Águas explica à Just News que a seleção daquelas que dizem respeito às secções da SPG – Ginecologia Oncológica, Colposcopia e Patologia do Trato Genital Inferior, Endoscopia Ginecológica e Uroginecologia – foi da responsabilidade dos respetivos presidentes.

Dentro dos temas que são de ordem geral, o objetivo é, segundo a presidente da SPG, “abordar aqueles que são de maior atualidade e que possam ter contributos interessantes e atuais de palestrantes reconhecidos”.

Cada secção tem a seu cargo a organização de uma mesa-redonda, uma conferência e algumas delas estão envolvidas na organização de cursos pós- congresso.

Dentro da área da Uroginecologia, terá lugar uma mesa-redonda sobre as atualidades da área e uma conferência sobre o estado da arte em cirurgia reconstrutiva pélvica.

No campo da Ginecologia Oncológica, decorrerá uma mesa-redonda sobre lesões ginecológicas pré-malignas e uma conferência que abordará o rastreio de mutações BCRA: o efeito “angelina”.

Estarão também em debate os novos paradigmas em endoscopia ginecológica, a adenomiose, o microambiente vaginal, a cirurgia íntima e os avanços no diagnóstico e tratamento do cancro da mama.

Serão apresentados os resultados de um inquérito nacional sobre as práticas contracetivas em Portugal – 2015 e haverá espaço para uma reunião de consenso sobre endometriose, que abordará os aspetos da clínica e do diagnóstico, da terapêutica médica e da terapêutica cirúrgica.

Vai decorrer também uma cerimónia de abertura e uma saudação ao presidente de honra, Daniel Pereira da Silva, numa conferência dedicada aos 40 anos da SPG, na qual será feita uma revisão da história da sociedade.



Fernanda Águas espera uma participação elevada, não só pelo programa do congresso, mas também pelo facto de o encontro regressar a Espinho e, ao mesmo tempo, estar associado à comemoração do 40.º aniversário da sociedade.

“Gostaria muito que os antigos presidentes pudessem estar presentes e que, de alguma forma, lhe pudéssemos prestar homenagem”, refere, acrescentando que a sua expectativa é que seja um evento que fique na história da própria SPG.

O congresso, que contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais, destina-se sobretudo a ginecologistas/obstetras, mas também a médicos de outras especialidades que possam ter interesse nalguns temas que vão também ser tratados. São esperados 500-600 inscritos.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda