Cepheid Talks

Especialistas discutiram recomendações para a prática da Oncofertilidade

A Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR) realizou, no último fim de semana, em Guimarães, as suas XXXIII Jornadas Internacionais de Estudos da Reprodução, cujo assunto central foi a definição das Recomendações Nacionais para a Prática da Oncofertilidade.  



De acordo com Ana Teresa Almeida Santos, presidente da SPMR, o objetivo destas jornadas foi apresentar o trabalho de vários grupos criados com o intuito de refletir as indicações e as possibilidades de preservação da fertilidade nos diferentes tumores que afetam os indivíduos jovens em idade reprodutiva.

“Têm-se verificado alguns avanços nestas áreas. Há ainda técnicas que são experimentais e indicações que permanecem controversas, mas é com discussões como estas, entre especialistas, que se consegue melhorar”, afirmou.

Na sua opinião, "estes dois dias de jornadas demonstram um empenho muito grande das pessoas na discussão dos objetivos, dos riscos e dos limites". Para a especialista, "é extremamente gratificante verificar isso.”



A reunião incluiu uma mesa-redonda, envolvendo a SPMR e a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), que se debruçou sobre as recomendações nacionais para a preservação da fertilidade em doentes oncológicos. Ana Teresa Almeida Santos explicou à Just News que está a ser elaborado um documento com recomendações conjuntas das duas sociedades. Este será apresentado a 20 de novembro, durante o Simpósio Nacional da SPO, colocado em discussão pública e posteriormente divulgado.

A reunião contou com cerca de 100 participantes e com a presença de conhecidos especialistas nestas áreas, como a presidente da SPO, Gabriela Sousa, e o ginecologista Carlos Oliveira, ex-presidente da Federação Portuguesa das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia.













Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda