Escola Superior de Saúde do Vale do Ave inaugura Sala de Imagiologia com tecnologia de ponta
"O grande objetivo é proporcionar mais e melhores ferramentas no ensino prático aos nossos alunos", afirma Sofia Brandão, coordenadora do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA), a propósito da recente inauguração da nova Sala de Imagiologia.
De acordo com a docente, não há qualquer dúvida de que esta é uma grande mais valia na formação dos futuros profissionais, conforme explica:
"De facto, quanto mais semelhante for à realidade profissional o ensino em ´contexto de sala de aula`, mais preparados estão os/as estudantes para responder ás situações menos esperadas e mais próximos estaremos de formar alunos de excelência. O ensino académico de profissionais de saúde reveste-se de características únicas. A gestão entre o ensino formal em sala de aula e o ensino prático é essencial."
Equipamento de TC disponível na Sala de Imagiologia
Além dos 42 alunos do curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, o novo equipamento estará acessível e irá beneficiar "todos os alunos que frequentem a CESPU/ESSVA", indica Ricardo Ribeiro, coordenador da Pós-Gradução em Ressonância Magnética e Tomografia Computorizada.
Em declarações à Just News, adianta que está agora a decorrer a 11.ª edição da Pós-Gradução em Tomografia Computorizada e Ressonância Magnética, com 47 formandos/as, "e já temos inscrições para a 12.ª edição, que terá início em novembro. Ao todo, na pós-graduação já foram formados cerca de 250 profissionais".
Sofia Brandão e Ricardo Ribeiro
Realização de exames em ambiente real
Relativamente ao equipamento adquirido, Ricardo Ribeiro esclarece que, "apesar de excelente para o ensino em contexto de aulas práticas, foi substituído por outro mais moderno na Instituição de Saúde onde se encontrava previamente. A este equipamento foi retirada a possibilidade de emissão de radiações, mas simula a realização de exames de diagnóstico em ambiente real tal como os equipamentos atuais."
Desta forma, durante o ensino na ESSVA, "os/as Estudantes da Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia podem simular o posicionamento, planeamento de exames, bem como usar diversas ferramentas de software disponíveis".
Sofia Brandão refere ainda que o equipamento "é de facto semelhante a muitos que se encontram em unidades de saúde hospitalar e clínicas no país, mas nunca estará em funcionamento efetivo para realização de exames de diagnóstico já que não possui a ampola emissora de radiação x. Serve apenas para demonstrar a realização dos exames, sem nunca os fazer efetivamente, por não emitir radiação para segurança dos/as Estudantes."
Alguns dos alunos e docentes
Colaboração com a GE Healthcare
E como surgiu a ideia desta colaboração? Segundo Ricardo Ribeiro, "tudo começou no gabinete do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia. A Direção do Curso sentiu necessidade de estabelecer um protocolo com um player internacional na área da imagem médica e radioterapia, no sentido de nos proporcionar contatos, sinergias, formação, e parcerias de informação na nossa área de interesse e formação.
Na sua opinião, "é essencial que os/as estudantes tenham contacto com equipamentos, hardware e software utilizado pelos fabricantes mundiais, já que esse contacto leva à competência e à melhoria na execução dos exames de diagnóstico e abordagens terapêuticas".
De acordo com Sofia Brandão, "o investimento realizado pela CESPU foi muito importante. Neste contexto em particular, a GE funcionou como referência e contacto, por forma a que a ESSVA acedesse ao mercado e conseguisse a aquisição deste e de outros equipamentos, a preços competitivos."
E acrescenta: "Já no que se refere aos simuladores e às estações de visualização e processamento de imagens não houve custos associados, dada a parceria estabelecida."
Sofia Brandão faz ainda questão de esclarecer que "o equipamento de TC, tal como o de Radiologia Convencional, o ecógrafo e diversos acessórios de Radioterapia estarão para sempre disponíveis na escola para os/as nossos/as estudantes".
Na cerimónia de inaguração da nova Sala de Imagiologia, que decorreu o mês passado, estiveram presentes o diretor-geral da GE HealthCare Portugal, Rui Costa, e o diretor do Departamento de Serviços da empresa, Ricardo Gois. Por parte da CESPU, a iniciativa contou com o presidente do Conselho de Administração da CESPU e presidente do Instituto Politécnico de Saúde do Norte, António Almeida Dias, a diretora da ESSVA, Marisa Machado, e Sofia Brandão.
Marisa Machado, Rui Costa, António Almeida Dias, Ricardo Gois e Sofia Brandão
Nessa cerimónia, Rui Costa manifestou a sua satisfação por "os alunos desta área terem acesso à melhor formação, para se tornarem melhores profissionais", desejando também que "esta seja a primeira parceria de muitas outras”.
Para Almeida Dias, “para além do estímulo para os docentes, destacam-se os principais beneficiários desta iniciativa, os Estudantes, que já nos 1º e 2º anos do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, na CESPU - ESSVA, em Vila Nova de Famalicão, podem utilizar ferramentas que tão bem simulam o que será a sua realidade de trabalho.
E acrescenta: "Tem sido visível o entusiasmo, reconhecimento e dedicação dos Estudantes durante as aulas em que podem utilizar estas ferramentas."